Últimas Notícias

Castrolanda inaugura Unidade de Beneficiamento de Sementes em Itaberá

A Castrolanda inaugurou em 28/01 uma UBS (Unidade de Beneficiamento de Sementes) em Itaberá (SP). Com um investimento de R$ 32 milhões, a Unidade que possui 15 mil m² de área construída, está dividida em três setores: laboratório de análise de sementes, espaço administrativo e área de produção. O projeto é atendido pela Investe São Paulo, que apoia principalemente em questões de licenciamento ambiental e infraestrutura.

“O investimento da Castrolanda mostra a confiança dos empresários brasileiros no agronegócio paulista. O Estado abriga empresas de diversos segmentos industriais do setor alimentício e o maior mercado consumidor da América Latina”, explica o presidente da Investe SP, Juan Quirós.

Esse é o segundo projeto que agência atende da Castrolanda. Em 2013, a empresa associou-se às cooperativas Batavo e Capal para instalar uma usina de beneficiamento de leite em Itapetininga, com investimento de R$ 145 milhões.

Serão produzidas sementes de soja, trigo e feijão de alta qualidade para abastecer mercados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. A produção também vai para o norte e oeste do Paraná.

Segundo Rudinei Bogorni, coordenador da Unidade, a UBS tem capacidade de receber quatro cultivares simultaneamente. “A Unidade possui moegas com capacidade de 150 toneladas, máquinas de pré-limpeza, fitas transportadoras com capacidade de 120 toneladas por hora. Também foram instalados secadores do modelo colunado com alta capacidade de secagem, para armazenagem da matéria prima. A Unidade é composta por 24 silos com capacidade de 150 toneladas cada, silos suspensos, auto-limpante e que facilitam o processo dentro da Unidade”, explica Rudinei.

No beneficiamento e resfriamento, são fluxos com capacidade de 24 toneladas por hora e para armazenagem a capacidade é de 630 mil sacas de semente. “Um dos grandes destaques desta Unidade é o sistema de automação em todo o processo de produção, o que nos permite ter maior agilidade, mais segurança e rastreabilidade no processo”, garante Rudinei.

“Com todo esse investimento, esperamos consolidar a posição estratégica da Castrolanda na agricultura de São Paulo, disseminando o cooperativismo e levando soluções em insumos, informação e tecnologia para uma agricultura moderna, produtiva e sustentável”, disse Márcio Copacheski, gerente da Unidade de Negócios Agrícola da Cooperativa.

Sobre a Castrolanda – De origem holandesa, a Castrolanda Cooperativa Agroindustrial foi fundada em 1951, em Castro, no Paraná. Nos últimos anos tem se dedicado à expansão dos negócios, parte desta prática como estratégia, e por consequência conquista cada vez mais espaço entre as maiores e melhores Cooperativas do Brasil.

O que impulsiona essa força é a garantia do que vem do campo. O perfil dos cooperados garante vantagens competitivas: administração familiar, médios e grandes empreendimentos administrados em sua maioria por uma estrutura profissionalizada. As tecnologias de ponta fazem parte do dia a dia em todos os processos produtivos. Também o investimento constante em pesquisas, a vocação agropecuária e a diversificação planejada permitem o aproveitamento da capacidade produtiva nas propriedades.

Acumula experiência no mercado de varejo e a cada ano amplia a sua linha de produtos: leite, batata, carnes, rações e sementes. Produtos de marca própria e também de terceiros, os quais contribuem para o desenvolvimento e consequente aumento da representatividade no mercado.

Além da Matriz em Castro, está presente em quase 20 cidades. Em todas as áreas de negócios o compromisso é o mesmo: coordenar, desenvolver e fomentar as atividades dos cooperados estando presente em todos os elos das cadeias produtivas.