Dados da ABVE, que não consideram os híbridos leves, mostra que segmento cresceu quase dois dígitos
No primeiro semestre de 2025 foram vendidos 86.849 carros eletrificados no Brasil, o que representa 8% das vendas totais do período, segundo balanço da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).
Isso significa um aumento de 9,5% em relação ao período de janeiro a junho do ano passado. A ABVE considera como eletrificados a soma dos carros elétricos (BEV), híbridos plug-in (PHEV), híbridos plenos e flex (HEV) – ou seja, não considera os híbridos-leves.
No primeiro semestre, a entidade contabilizou 57 fabricantes de carros eletrificados, com oferta de 293 modelos, o que representa aumento em relação a 2024, quando eram 39 fabricantes e 225 opções disponíveis.
O crescimento do portfólio reforça a tendência da eletrificação da mobilidade no Brasil. De acordo com a ABVE, isso traz maior competitividade para o mercado.
Híbridos plug-in são os mais vendidos entre eletrificados
O destaque do semestre são os carros eletrificados plug-in (com recarga externa das baterias), que incluem os modelos elétricos puros (BEV) e os híbridos PHEV.
Entre janeiro a junho, foram vendidas 72.946 unidades, resultado 33,8% maior que o mesmo período de 2024.
Os híbridos sem recarga externa (HEV e HEV Flex) venderam 13.381 unidades, alta tímida, de 4% em relação ao ano anterior. Esses modelos perderam participação, de 23,1% para 16% no mesmo período.
Para a ABVE, essa mudança de perfil revela a preferência dos consumidores por tecnologias de recarga externa em um momento em que o Brasil vive um cenário de expansão da infraestrutura de eletropostos.
Carros eletrificados plug-in são os mais vendidos em junho
Em junho, foram vendidos 15.525 carros eletrificados, leve queda de 6,71% em relação a maio. No entanto, é um avanço de 8% em comparação com junho de 2024.
É importante ressaltar que os números de junho de 2024 ainda incluíam os modelos híbridos leves (MHEV). Em janeiro deste ano, a ABVE decidiu desconsiderá-los do cálculo total de veículos eletrificados comercializados no país, sendo assim, o crescimento no semestre seria maior, na faixa de 17,5%.
Os veículos eletrificados (PHEV, BEV, HEV e HEV Flex) são 8% das vendas totais de veículos leves no Brasil em junho, que vendeu ao todo 202.164 veículos.
Os carros elétricos plug-in foram os mais vendidos, representando 85% do segmento, com 13.259 unidades. Os modelos híbridos HEV e HEV Flex ficaram com os 15% restantes (2.266 carros).