Dez novas comportas serão instaladas nos canais de Santos, no litoral de São Paulo, para garantir maior eficiência ao sistema de drenagem da cidade, minimizar os alagamentos e reduzir os riscos de enchentes. A instalação dos novos equipamentos está prevista para começar a partir de dezembro.
Segundo informações da Prefeitura, os equipamentos modernizados contarão com acionamento a distância e material mais resistente, diferente das comportas antigas feitas de aço carbono, que existem há cerca de 40 anos e são operadas manualmente pelos funcionários.
Os novos equipamentos serão em aço inox e terão um novo visual com material mais resistente, alteração já autorizada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). Isso é necessário pois os canais de Santos são tombados.
As dez comportas novas substituirão as seis antigas próximas ao mar, localizadas dos canais 1 ao 6, e mais quatro intermediárias, sendo duas no canal 1 com as ruas Delfino Stockler de Lima e Francisco Manoel, uma no canal 4 com a Bacia do Macuco e outra no canal 5 com a Rua Aureliano Coutinho.
A licitação já tem uma empresa vencedora. A primeira etapa se baseia na formatação do projeto executivo, que está em fase final. A partir de dezembro, as duas primeiras instalações ocorrerão na orla, nos canais 3 e 4, e as próximas serão feitas a cada 15 dias. A substituição está orçada em R$ 2,384 milhões e é financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos.
Segundo a secretária de Serviços Públicos, Fabiana Ramos Garcia Pires, em casos de previsão de chuva, todos os equipamentos serão operados simultaneamente, o que promete minimizar o transbordo de canais e alagamento das ruas. A Prefeitura informa que continua trabalhando periodicamente na limpeza dos canais para que o sistema seja mais eficiente.