Últimas Notícias

Campus da USP em Piracicaba inaugura espaços e instalações para produção científica e integração da comunidade

Entregas incluem estruturas de pesquisa, suporte para criação de conteúdos, áreas de convivência e modernizações de construções

O Campus USP Luiz de Queiroz, em Piracicaba, que sedia a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), inaugurou na sexta-feira, 12 de dezembro, um conjunto de melhorias em seus espaços voltadas ao fortalecimento da estrutura de pesquisa científica, da convivência comunitária, da comunicação pública e da preservação da memória institucional.

“Iniciamos nossa gestão ainda durante a pandemia, um período marcado por muitas dificuldades, e estar aqui hoje e poder entregar esses espaços me deixa muito satisfeito. No serviço público, não basta destinar a verba e por isso parabenizo as pessoas da USP aqui em Piracicaba, responsáveis por manter um trabalho árduo, que garantiu a concretização de tantas obras importantes para a Universidade de São Paulo”, declarou o reitor, Carlos Gilberto Carlotti Junior, que participou dos eventos acompanhado da diretora da Esalq, Thais Vieira; do diretor do Cena, Ernani Pinto Junior; e do prefeito do campus, Luciano Mendes.

A Esalq promoveu a entrega de três espaços: o prédio de Acarologia e Taxonomia de Insetos do Departamento de Entomologia e Acarologia, o estúdio de TV da Divisão de Comunicação, que abriga a produção audiovisual da TV USP Piracicaba, e a reforma da Biblioteca Central, que passará a levar o nome de Biblioteca Dina Bueno Moretti, homenageando a servidora que atuou por mais de três décadas na unidade.

Além dos espaços da escola, foram inaugurados o novo restaurante dos docentes, a nova instalação do Centro de Serviços Compartilhados em Recursos Humanos do campus, a lagoa de captação de água, que contemplou importante obra de desassoreamento, o aterro sanitário do campus e a pedra fundamental da nova sede da prefeitura do campus.

Também foi aberto ao público o novo espaço de vivência Colibri, que faz parte do Projeto Pertencer, uma iniciativa da Reitoria voltada à criação, em todos os campi da Universidade, de áreas de convivência comunitária com estrutura básica de acolhimento e conforto, como cobertura, pontos de energia elétrica e mesas para estudos.

“Essas obras evidenciam nossa preocupação em retomar os investimentos em estruturas de ensino, pesquisa, extensão e inclusão nos campi da USP, mas traz também o desejo de que as pessoas possam conviver em espaços mais agradáveis. São espaços que contribuem para manter a qualidade e a excelência da formação que proporcionamos aos nossos estudantes, mas também iniciativas que proporcionam cuidado com o ambiente e bem-estar à população em geral”, pontuou o reitor.

Mais de 1.500 m² para a pesquisa em Entomologia

Um edifício de três pavimentos, construído em área de 1.543,72 m², abrigará o setor de Acarologia e Taxonomia de Insetos do Departamento de Entomologia e Acarologia da Esalq. Entre outros serviços, o novo edifício conta com espaços que contribuirão para a ampliação dos conhecimentos da biodiversidade de ácaros e insetos, na caracterização de pragas agrícolas e na descoberta de novos inimigos naturais que possam ser utilizados no combate às pragas, contribuindo para a segurança alimentar e o desenvolvimento de estratégias sustentáveis para a prática agrícola.

A edificação tem laboratórios para o desenvolvimento de pesquisas em Acarologia e Taxonomia de Insetos, com laboratórios equipados para a coleta e análise de imagens, criação e estudos de bioecologia, do potencial de predação e seleção de inimigos naturais para uso no controle biológico de pragas.

Atualmente, a Coleção de Referência de Ácaros do Laboratório de Acarologia possui mais de 20 mil exemplares de todo o território brasileiro e mais de 9 mil de outras partes do mundo, sendo mais de 4 mil tipos utilizados para a descrição de novas espécies de ácaros. Por ser uma das coleções de ácaros agrícolas mais importantes do mundo, especialmente de ácaros predadores de pragas, recebe visitas de pesquisadores de todo o mundo.

O novo prédio também hospedará o Museu de Entomologia Luiz de Queiroz (Melq) que possui uma coleção superior a 6 mil espécimes.

Estúdio de TV e expansão para o streaming

Para fortalecer sua comunicação institucional e a divulgação científica, a Esalq inaugurou, também, um estúdio audiovisual, criado para ampliar a qualidade do conteúdo produzido pela equipe de comunicação, fortalecer ações de preservação da memória institucional e dar visibilidade às ações de uma escola de reconhecimento internacional e prestes a completar 125 anos.

O estúdio reúne câmeras 4k, iluminação em LED, microfones de estúdio e tratamento acústico, garantindo alta qualidade de produção de reportagens, entrevistas e vídeos institucionais. Conta, ainda, com teleprompter, ilha de edição integrada e infraestrutura para captação com qualidade de cinema e gravações e transmissões ao vivo, em diversas plataformas simultâneas a partir da TV USP Piracicaba.

A produção realizada no estúdio alcançará um público regional que vai além da comunidade universitária. A partir de convênio assinado com a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), a TV USP Piracicaba entra na Rede Nacional de Emissoras Públicas em 2026. O projeto de instalação da infraestrutura em andamento permitirá que a TV local tenha retransmissão em canal aberto. Com a estrutura já instalada, programas de entrevistas como Global Talks e Conexão TV USP já estão disponíveis ao público via internet.

Biblioteca Dina Bueno Moretti

A preservação da história institucional também foi destaque na agenda de inaugurações. Reformado, o edifício que abriga a Divisão de Biblioteca da Esalq passou a se chamar Biblioteca Dina Maria Bueno Moretti, em um ato simbólico que homenageia a servidora pública que foi a primeira bibliotecária com formação a atuar na Esalq e a ocupar o cargo de bibliotecária-chefe.

Dona Dina, como era carinhosamente conhecida, atuou como bibliotecária-auxiliar de 1947 a 1957, assumindo a função de bibliotecária-chefe de 1957 a 1977. Seu trabalho foi fundamental para o desenvolvimento da Biblioteca Central, destacando-se por dar visibilidade institucional e estabelecer importantes convênios. Seu legado ainda está marcado com a ampliação do acervo e por programas de extensão voltados ao incentivo à leitura e formação.

Fonte: https://jornal.usp.br/institucional/campus-da-usp-em-piracicaba-inaugura-novos-espacos-e-instalacoes/