O presidente da DATAGRO, Plinio Nastari, afirmou, em entrevista ao “G1”, nesta quarta-feira (20), que o Brasil “é um grande protagonista da agenda climática” e que, por isso, o retorno dos EUA ao Acordo de Paris só traz benefícios.
Na reportagem, Nastari destaca, ainda, que a experiência do novo presidente dos EUA, Joe Biden, como legislador o fez visitar diversas vezes o Brasil e que isso faz com ele conheça a realidade do País.
“Não podemos desprezar que 46% da matriz energética brasileira é renovável. Nós somos o país que mais substituiu combustíveis líquidos fósseis em todo o planeta. Nós já substituímos mais de 45% da gasolina e 12% do diesel.” Segundo o presidente da DATAGRO, ainda há muito desconhecimento com relação ao desmatamento.
“O que motiva é a atividade ilegal e criminosa, que não está ligada à produção organizada de alimentos, que está suportada por certificações. O setor organizado da produção de alimentos, a agroindústria, não desmata porque sabe que será penalizado. Tudo está ficando integrado, digitalizado, não tem como você esconder mais.”