Ao contrário do verificado em 2009, neste ano houve uma retração no volume de lançamentos de produtos no primeiro semestre no Brasil. Levantamento da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), realizado com exclusividade ao Valor, revela que a queda de 10% (para 6.315 itens), no entanto, não afeta todos os setores da mesma forma. Mercados expressivos e em forte expansão, como cosméticos e produtos para beleza continuam a registrar número elevado de novidades nas lojas.
Segundo a consultoria americana Mintel, parceira da ESPM, a soma total de novos produtos apresentados neste ano no Brasil, até o dia 14 de julho, na área de perfumaria e maquiagens, por exemplo, já supera o número de 2009 em igual período. Esse é o principal destaque do levantamento de 2010. No caso de produtos de cuidados para casa e bebidas, a expectativa é que ocorra um empate com o número de 2009. "O Brasil é o terceiro maior mercado de cosméticos do mundo e o segundo em perfumaria. É claro que as empresas acabam mantendo investimentos em áreas tão prósperas, independentemente de crises", diz Lásaro do Carmo Jr, diretor da Jequiti, empresa do grupo Silvio Santos e concorrente de Natura e Avon.
Pelos cálculos da Mintel, se o ritmo de inovações se mantiver, a quantidade de lançamentos de beleza e cuidados pessoais deve atingir mais de 3,6 mil itens em 2010 – foram cerca de 3,5 mil em 2009. Na avaliação de Fábio Mestriner, coordenador do núcleo de estudos da embalagem da ESPM, é preciso analisar esses resultados com cautela. Há um encolhimento no número de novos produtos no Brasil por conta de uma migração de investimentos para outros mercados. Essas regiões voltam a receber altos volumes de lançamentos, passado o pior da crise global iniciada em 2008.
No entanto, ainda que alguns setores tenham menor vigor em termos de lançamentos, há exceções à regra. "Mesmo que nós tenhamos perdido velocidade de crescimento, ainda ocupamos o sexto lugar em termos de países com mais lançamentos. Não somos mais o segundo colocado como em 2009, mas é a mesma colocação de 2008", diz ele. Além disso, diz, ainda há setores com tamanha importância que não sentem esses impactos pontuais.
Para economistas ouvidos pelo Valor, é pouco provável que o Brasil termine o ano com queda no volume de itens lançados em 2010. Aumento no consumo das famílias (4,1% em 2009) e elevação nos investimentos anunciados pelas empresas de consumo explicam o otimismo. "Nós temos um mercado consumidor muito variado, com diferentes perfis de consumo, e com demanda crescente em todos os níveis. É algo que só temos aqui", diz Tarek Farahat, presidente da Procter & Gamble no Brasil. "Há um cenário muito mais confiável em termos de potencial de consumo hoje do que há cinco ou dez anos, e um mercado propício para desenvolvimento de novos produtos em muitas áreas e para diferentes classes sociais", diz Fabio Silveira, sócio da RC Consultores.