Automotivo

Automotivo

O Estado de São Paulo é pioneiro quando o assunto é automóvel no Brasil. O primeiro carro a circular no país chegou aqui pelo Porto de Santos. As primeiras montadoras de carros de passeio do país instalaram-se inicialmente na cidade de São Paulo, juntando-se a Grassi que já montava ônibus no município. Os primeiros carros totalmente fabricados no Brasil também foram feitos no Estado, o pequeno Romi-Isetta na cidade de Santa Barbara D’Oeste e o Vemag-DKW na capital.

Segundo o IBGE, o valor da produção de veículo automotores, no Estado de São Paulo, representou 46,58% da produção nacional em 2022.

O Estado tem 21 unidades industriais dedicas a montagem de autoveículos, máquinas rodoviárias, motores e componentes. Esse número representa 39,62% das fábricas do complexo automotivo do Brasil. As empresas com unidades em São Paulo são:

Caoa, Caterpillar, CNH Industrial, General Motors (Chevrolet), Honda, Hyundai, Komatsu, Mercedes-Benz, Mercedes-Benz Cars & Vans, Scania, Toyota e Volkswagen.

Para que as empresas consigam produzir tantos automóveis são necessárias diversas peças. A cadeia de fornecedores de São Paulo é extensa e fornece partes paras a montadoras instaladas aqui e em outros estados. Das 635 empresas de autopeças instaladas no Brasil, 415 delas estão em solo paulista, isso representa 65% do setor.

Outro ponto forte do Estado na disputa global por investimentos e produção é a qualidade dos trabalhadores. Ao longo das décadas a indústria paulista conseguiu formar trabalhadores em todos os níveis, que vão desde o operador de máquinas ao presidente executivo da empresa. Existem cursos universitários especializados na formação de profissionais para o setor como o curso de engenharia automotiva por exemplo. São Paulo concentra 54,35% do valor da transformação industrial (VTI) e 49,84% do pessoal ocupado do segmento de fabricação e montagem de veículos automotores, reboques e carrocerias nacional, conforme dados de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além de uma indústria forte, temos um mercado consumidor grande. O número total de veículos automotores de 4 rodas licenciados em São Paulo ultrapassa os 34 milhões. Isso inclui carros de passeio, caminhões, ônibus, tratores e outros. Para atender os donos desses veículos é necessária uma rede de prestadores de serviços. O que gera uma infinidade de negócios: concessionárias, funilarias, lava-jatos, auto elétricas, oficinas mecânicas, e outros.

Os carros feitos em São Paulo não fazem sucesso apenas no mercado interno. Recentemente tivemos a retomada das exportações. Isso mostra que os automóveis feitos aqui estão em pé de igualdade com os produzidos em outras partes do mundo. E ao conquistarem os mercados de outros países deixam claro que é possível para as empresas produzir com menor custo e melhor qualidade em solo paulista.

E com relação às novas tecnologias? Carros autônomos, conectados ou elétricos, como está a indústria paulista? A indústria começa a dar os passos rumo às novas tecnologias. A empresa chinesa BYD, já monta ônibus elétricos na cidade de Campinas. A Toyota começará a montar, em Indaiatuba, um veículo elétrico híbrido que também roda com o etanol de cana-de-açúcar. A USP em parceria com a Scania tem trabalhado no desenvolvimento de um caminhão autônomo.

A InvestSP atua para que o setor continue sendo importante economicamente. Desde a sua fundação em 2008 até hoje , a agência deu suporte a diversas empresas do setor automotivo. Ao todo foram 52 projetos de investimento desse setor que contaram com o apoio da InvestSP. Essas companhias anunciaram um total de R$ 54,40 bilhões em investimentos em novas fábricas, expansão de unidades ou modernização de instalações. No total, foram gerados 53.910 novos empregos.

A indústria automotiva ajudou a dar o perfil da industrialização paulista. Um setor complexo com uma cadeia de fornecedores especializados e confiáveis. Que busca a racionalização das operações, através da inovação e de pessoas capacitadas. Um cenário desafiador se apresenta para o futuro e São Paulo está pronto para vencer os obstáculos e manter a liderança na produção de veículos no Brasil.

Programas de Incentivo

O Regime Automotivo para novos investimentos - IncentivAuto é o mais novo programa de incentivo ao setor automotivo paulista.

O credenciamento no IncentivAuto permitirá a obtenção de financiamento do Governo do Estado para viabilizar a implantação do projeto e expandir o seu capital de giro.

O contrato de financiamento poderá prever:

  • A concessão de desconto do saldo devedor para o pagamento antecipado das obrigações;
  • Descontos crescentes em função do valor do investimento do projeto, limitado a 25% do saldo devedor.

As condições para se beneficiar do regime são:

  • Investimento superior a R$ 1 bilhão;
  • Geração de, no mínimo, 400 novos empregos;
  • Aplicação do valor total do investimento em território paulista.

Programa de incentivo fiscal que possibilita às montadoras instaladas em São Paulo a utilização de crédito acumulado de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para modernização de suas plantas, construção de fábricas e desenvolvimento de novos produtos.

O Pró-Veículo pode ser utilizado por fabricantes de máquinas, equipamentos e veículos automotores, detentores de crédito acumulado apropriado de valor igual ou superior a R$ 5 milhões, cujo investimento seja igual ou superior a R$ 30 milhões.

A iniciativa permite ainda a concessão, mediante regime especial, de suspensão ou diferimento do imposto devido na importação ou na aquisição interna de máquinas e equipamentos destinados ao ativo imobilizado, de forma a desonerar os investimentos em bens de capital.

Extensão do Pró-Veículo, voltada à descarbonização da frota e ao estímulo à eletromobilidade, com foco na produção de veículos sustentáveis. O programa permite a utilização de crédito acumulado de ICMS para investimentos em projetos relacionados à mobilidade verde, como fabricação de veículos elétricos, híbridos e movidos a biocombustíveis. O Pró-Veículo Verde pode ser utilizado por fabricantes de máquinas, equipamentos e veículos automotores, detentores de crédito acumulado apropriado de valor igual ou superior a R$ 3 milhões, cujo investimento seja igual ou superior a R$ 15 milhões. O programa também prevê, além do uso de crédito acumulado, regimes especiais de tributação com suspensão ou diferimento de ICMS para aquisição de bens destinados à implantação dos projetos sustentáveis.

Por que investir no setor automotivo paulista?

  • São Paulo é o 18º maior produtor de veículos do mundo.
  • Fabricou mais de 1 milhão de veículos em 2019 – 40,1% do total do País.
  • Maior Estado consumidor do Brasil – 29% da frota nacional.
  • Conta com uma vasta rede de fornecedores de peças e serviços.
  • Programa IncentivAuto
  • Programa Pró-Veículo.
  • Maior Estado consumidor do Brasil – 27,69% da frota nacional.

Clique aqui para baixar arquivo em pdf com mais informações sobre o seto.

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