Automotivo
Automotivo
O Estado de São Paulo é pioneiro quando o assunto é automóvel no Brasil. O primeiro carro a circular no país chegou aqui pelo Porto de Santos. As primeiras montadoras de carros de passeio do país instalaram-se inicialmente na cidade de São Paulo, juntando-se a Grassi que já montava ônibus no município. Os primeiros carros totalmente fabricados no Brasil também foram feitos no Estado, o pequeno Romi-Isetta na cidade de Santa Barbara D’Oeste e o Vemag-DKW na capital.
Segundo o IBGE, o valor da produção de veículo automotores, no Estado de São Paulo, representou 46,58% da produção nacional em 2022.
O Estado tem 21 unidades industriais dedicas a montagem de autoveículos, máquinas rodoviárias, motores e componentes. Esse número representa 39,62% das fábricas do complexo automotivo do Brasil. As empresas com unidades em São Paulo são:
Caoa, Caterpillar, CNH Industrial, General Motors (Chevrolet), Honda, Hyundai, Komatsu, Mercedes-Benz, Mercedes-Benz Cars & Vans, Scania, Toyota e Volkswagen.
Para que as empresas consigam produzir tantos automóveis são necessárias diversas peças. A cadeia de fornecedores de São Paulo é extensa e fornece partes paras a montadoras instaladas aqui e em outros estados. Das 635 empresas de autopeças instaladas no Brasil, 415 delas estão em solo paulista, isso representa 65% do setor.
Outro ponto forte do Estado na disputa global por investimentos e produção é a qualidade dos trabalhadores. Ao longo das décadas a indústria paulista conseguiu formar trabalhadores em todos os níveis, que vão desde o operador de máquinas ao presidente executivo da empresa. Existem cursos universitários especializados na formação de profissionais para o setor como o curso de engenharia automotiva por exemplo. São Paulo concentra 54,35% do valor da transformação industrial (VTI) e 49,84% do pessoal ocupado do segmento de fabricação e montagem de veículos automotores, reboques e carrocerias nacional, conforme dados de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além de uma indústria forte, temos um mercado consumidor grande. O número total de veículos automotores de 4 rodas licenciados em São Paulo ultrapassa os 34 milhões. Isso inclui carros de passeio, caminhões, ônibus, tratores e outros. Para atender os donos desses veículos é necessária uma rede de prestadores de serviços. O que gera uma infinidade de negócios: concessionárias, funilarias, lava-jatos, auto elétricas, oficinas mecânicas, e outros.
Os carros feitos em São Paulo não fazem sucesso apenas no mercado interno. Recentemente tivemos a retomada das exportações. Isso mostra que os automóveis feitos aqui estão em pé de igualdade com os produzidos em outras partes do mundo. E ao conquistarem os mercados de outros países deixam claro que é possível para as empresas produzir com menor custo e melhor qualidade em solo paulista.
E com relação às novas tecnologias? Carros autônomos, conectados ou elétricos, como está a indústria paulista? A indústria começa a dar os passos rumo às novas tecnologias. A empresa chinesa BYD, já monta ônibus elétricos na cidade de Campinas. A Toyota começará a montar, em Indaiatuba, um veículo elétrico híbrido que também roda com o etanol de cana-de-açúcar. A USP em parceria com a Scania tem trabalhado no desenvolvimento de um caminhão autônomo.
A InvestSP atua para que o setor continue sendo importante economicamente. Desde a sua fundação em 2008 até hoje , a agência deu suporte a diversas empresas do setor automotivo. Ao todo foram 52 projetos de investimento desse setor que contaram com o apoio da InvestSP. Essas companhias anunciaram um total de R$ 54,40 bilhões em investimentos em novas fábricas, expansão de unidades ou modernização de instalações. No total, foram gerados 53.910 novos empregos.
A indústria automotiva ajudou a dar o perfil da industrialização paulista. Um setor complexo com uma cadeia de fornecedores especializados e confiáveis. Que busca a racionalização das operações, através da inovação e de pessoas capacitadas. Um cenário desafiador se apresenta para o futuro e São Paulo está pronto para vencer os obstáculos e manter a liderança na produção de veículos no Brasil.
Programas de Incentivo
O Regime Automotivo para novos investimentos - IncentivAuto é o mais novo programa de incentivo ao setor automotivo paulista.
O credenciamento no IncentivAuto permitirá a obtenção de financiamento do Governo do Estado para viabilizar a implantação do projeto e expandir o seu capital de giro.
O contrato de financiamento poderá prever:
- A concessão de desconto do saldo devedor para o pagamento antecipado das obrigações;
- Descontos crescentes em função do valor do investimento do projeto, limitado a 25% do saldo devedor.
As condições para se beneficiar do regime são:
- Investimento superior a R$ 1 bilhão;
- Geração de, no mínimo, 400 novos empregos;
- Aplicação do valor total do investimento em território paulista.
Programa de incentivo fiscal que possibilita às montadoras instaladas em São Paulo a utilização de crédito acumulado de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para modernização de suas plantas, construção de fábricas e desenvolvimento de novos produtos.
O Pró-Veículo pode ser utilizado por fabricantes de máquinas, equipamentos e veículos automotores, detentores de crédito acumulado apropriado de valor igual ou superior a R$ 5 milhões, cujo investimento seja igual ou superior a R$ 30 milhões.
A iniciativa permite ainda a concessão, mediante regime especial, de suspensão ou diferimento do imposto devido na importação ou na aquisição interna de máquinas e equipamentos destinados ao ativo imobilizado, de forma a desonerar os investimentos em bens de capital.
Extensão do Pró-Veículo, voltada à descarbonização da frota e ao estímulo à eletromobilidade, com foco na produção de veículos sustentáveis. O programa permite a utilização de crédito acumulado de ICMS para investimentos em projetos relacionados à mobilidade verde, como fabricação de veículos elétricos, híbridos e movidos a biocombustíveis. O Pró-Veículo Verde pode ser utilizado por fabricantes de máquinas, equipamentos e veículos automotores, detentores de crédito acumulado apropriado de valor igual ou superior a R$ 3 milhões, cujo investimento seja igual ou superior a R$ 15 milhões. O programa também prevê, além do uso de crédito acumulado, regimes especiais de tributação com suspensão ou diferimento de ICMS para aquisição de bens destinados à implantação dos projetos sustentáveis.
Por que investir no setor automotivo paulista?
- São Paulo é o 18º maior produtor de veículos do mundo.
- Fabricou mais de 1 milhão de veículos em 2019 – 40,1% do total do País.
- Maior Estado consumidor do Brasil – 29% da frota nacional.
- Conta com uma vasta rede de fornecedores de peças e serviços.
- Programa IncentivAuto
- Programa Pró-Veículo.
- Maior Estado consumidor do Brasil – 27,69% da frota nacional.
Clique aqui para baixar arquivo em pdf com mais informações sobre o seto.
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