Dados consolidados da Piesp (Pesquisa de Investimentos Anunciados no Estado de SP), divulgados pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados),revelam que os investimentos anunciados na região alcançaram o valor de R$ 292 milhões de reais entre janeiro e julho desse ano.
O resultado representa o crescimento de 121,2% na intenção de alocação de capital na região nos primeiros sete meses do ano, em comparação ao mesmo período de 2021. O valor supera o saldo acumulado entre janeiro e julho de 2019, ano anterior a pandemia, indicando a recuperação da capacidade da região de captação de novos recursos para ampliação da capacidade produtiva.
Os dados foram levantados pela Plataforma “Observatório Econômico: indicadores para o desenvolvimento local”, da empresa Orion Soluções em Gestão. O levantamento constatou ainda que a Noroeste se destacou em relação a outras regiões paulistas.
As regionais de Marília e Presidente Prudente não registraram captações de investimentos, enquanto que São José do Rio Preto registrou R$ 5,7 milhões de reais. O setor agropecuário concentra 91,9% dos investimentos anunciados, a indústria 6,7% e os serviços 1,37%.
Do ponto de vista dos subsetores, os destaques foram para agricultura e pecuária (91,9%); fabricação de alimentos (4,96%); química (1,71%); eletricidade e gás (1,37%) e atenção à saúde (0,07%). Os recursos destinados a ampliação da capacidade produtiva corresponderam a 91,9% do total, enquanto que os alocados para ampliação 8,1%.
Em avaliação aos resultados da pesquisa, o economista e especialista em economia local e regional, prof. Marco Aurélio Barbosa de Souza (FAC-FEA), pontua que o resultado alcançado é positivo para a economia regional, “tendo em vista a capacidade multiplicadora dos investimentos e os efeitos de irradiação para o sistema econômico, desencadeando a abertura de novas empresas, a geração de empregos, a ampliação da renda e o desenvolvimento econômico local”, explica.
Para o professor, o aumento dos valores previstos, comparados ao ano anterior a pandemia (2019), trazem boas perspectivas e potencializam as oportunidades para os municípios da região engordarem suas carteiras de novos projetos, empreendimentos e expansão das atividades instaladas.
PESQUISA
A Pesquisa de Investimentos Anunciados no Estado de SP (Piesp) faz o monitoramento sistemático e automatizado dos investimentos de empresas privadas e públicas no Estado, por meio da captação diária de anúncios publicados na imprensa.
A equipe de coleta entra em contato com as empresas para confirmar tais anúncios e obter informações como tipo, período, valor e local do investimento. As informações são divulgadas por tipo de investimento e setores de atividade econômica, organizadas por municípios e regiões administrativas.