Últimas Notícias

Após compras, construir shoppings é a nova onda

Após um forte movimento de aquisições em 2007, as grandes cadeias de shopping centers planejam focar seus investimentos neste ano em projetos "greenfield", ou seja, na construção de empreendimentos a partir do zero. "A rentabilidade de um shopping construído pela Multiplan é de 20% ao ano, enquanto o retorno de um shopping adquirido é bem menor, em torno de 7% ou 8% ao ano", afirma Isaac Peres, presidente e acionista do tradicional grupo brasileiro, que passou a dividir com a novata BR Malls, braço da GP Investimentos, o título de maior empresa de shoppings em 2007. Segundo Peres, a Multiplan comprou "vários" terrenos e possui um estoque de imóveis grande o suficiente para construir um número confortável de novos shoppings nos próximos anos. A velocidade com os projetos sairão do papel dependerá dos trâmites legais para a execução das obras, processo que pode ser bastante longo. Peres não revela o total de terrenos adquiridos pelo grupo. "Mas devemos anunciar novos empreendimentos nas próximas semanas", diz o presidente da Multiplan, que em junho de 2007 lançou ações na Bovespa. Durante teleconferência com analistas de investimentos realizada na semana passada, a Iguatemi também informou que dará neste ano prioridade a projetos "greenfield". A empresa foi a primeira do setor a abrir o capital, em 2007. No fim do ano passado, a BR Malls anunciou três novos empreendimentos "greenfield", elevando para seis o total de projetos que pretende construir até 2010. A empresa, que tem como sócio o magnata americana Sam Zell, tem sido a mais agressiva nas aquisições por ser também a "caçula" do setor. Para se colocar entre os primeiros, ao lado da Multiplan e da Iguatemi, a BR Malls precisou sair às compras para constituir seu portfólio. Segundo a Link Investimentos, que acaba de incluir a Multiplan entre as empresas de shopping centers que acompanha, a alta qualidade do portfólio é o ponto forte da companhia, enquanto para a BR Malls a qualidade de seus ativos é justamente seu ponto fraco. Dentre todas, porém, a Iguatemi é que possui os melhores shoppings, na visão da Link. "A Iguatemi possui a marca mais forte e consegue, com isto, atrair um mix melhor de lojistas", diz a corretora. Segundo a Link, as empresas têm dinheiro disponível em caixa para investir. A BR Malls, que fez várias captações, possui R$ 1 bilhão (US$ 568,2 milhões); a Iguatemi, R$ 540 milhões (US$ 306,8 milhões), e a Multiplan, R$ 420 milhões (US$ 238,6 milhões). Como a Multiplan praticamente não tem dívidas, a companhia possui um grande potencial de alavancagem. "Podemos recorrer a empréstimos se for preciso", diz Peres.