Plataforma mapeia países mais promissores para exportação de serviços
A Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) lançou o Guia de Priorização para Exportação de Serviços (GPS), uma ferramenta digital desenvolvida para apoiar empresas brasileiras na identificação de mercados internacionais com maior potencial para seus negócios.
Voltado a companhias de todos os portes e em diferentes estágios de maturidade exportadora, o guia cruza dados sobre competitividade nacional e demanda externa para orientar decisões estratégicas de internacionalização.
Gratuita, digital e interativa, a plataforma permite avaliar a atratividade de países para a exportação de serviços e para a expansão de operações no exterior. Neste primeiro momento, o GPS contempla três setores priorizados pela agência: games, softwares e franquias, com previsão de ampliação para outras áreas apoiadas pela ApexBrasil.
O sistema também possibilita que o usuário personalize a análise ao atribuir pesos distintos às variáveis consideradas, de acordo com sua estratégia de negócio. Além disso, reúne dados sobre fluxos de exportação e importação de serviços entre o Brasil e outros países, servindo como base para empresas, formuladores de políticas públicas e pesquisadores na tomada de decisão.
Os empresários interessados poderão consultar a lista de países por ordem de prioridade, conforme a atratividade para cada setor. O ranqueamento é baseado na metodologia de priorização de mercados da ApexBrasil, que considera dezenas de variáveis e indicadores de fontes públicas e privadas e orienta as ações dos diferentes projetos setoriais apoiados pela agência.
Outras ferramentas
Além do GPS, a Apex Brasil mantém um conjunto de plataformas de inteligência de mercado voltadas a apoiar a tomada de decisão de empresas e formuladores de políticas públicas. Entre elas está o Mapa de Oportunidades, disponível nas versões global, Estados Unidos e China, que aponta mercados prioritários para produtos e serviços brasileiros a partir da análise de demanda internacional.
A agência também disponibiliza o Painel de Comércio, com dados atualizados sobre o fluxo comercial do Brasil com diferentes países, e o Painel de Oportunidades de Exportação para Governos Estrangeiros, que identifica demandas externas por bens e serviços nacionais.
Gratuitas e digitais, as ferramentas ampliam o acesso a informações estratégicas e contribuem para orientar decisões de internacionalização, fortalecer a competitividade das empresas brasileiras e apoiar a inserção do país no mercado global.