Últimas Notícias

Anunciado pelo Estado, trem regional ganha nova parada em Jacareí

Governo de SP aprova PPP para implantação de um sistema de Trem Expresso para atender 14 cidades, entre elas, 4 do Vale do Paraíba

O governo paulista aprovou uma PPP (Parceria Público Privada) para a implantação de um sistema de Trem Expresso Metropolitano para atender 14 cidades, entre elas quatro municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.
Na RMVale, o trem regional ligará Pindamonhangaba, São Paulo e Sorocaba, com paradas em Taubaté e São José dos Campos, conforme O VALE divulgou com exclusividade no dia 9 de novembro.
A novidade do projeto apresentado anteontem pelo vice-governador, Guilherme Afif Domingos (PSD), é a inclusão de uma parada em Jacareí.
A PPP, a maior de São Paulo, segundo o vice-governador, está estimada em cerca de R$ 20 bilhões.
O trecho da RMVale do Trem Expresso de passageiros deve começar a ser operado a partir de 2019, informou Afif.
A expectativa de demanda para a região é de 18 mil passageiros por dia.
O vice-governador, que coordena o Conselho Gestor de PPPs do Estado, disse que a tarifa média do TEM gira em torno de R$ 15 a preço de hoje.
Afif relatou que o TEM terá velocidade de cruzeiro de 120km/h, podendo atingir até 160km/h.
“A proposta é utilizar a velocidade e capacidade da iniciativa privada e o Estado para viabilizar o projeto”, disse.

Estudo. A proposta do Trem Expresso Metropolitano foi apresentado ao governo paulista pela EDLP (Estação da Luz Participações) e pelo banco BTG pactual.
Pela proposta, o governo bancará 30% do investimento e a iniciativa privada 70%.
A concessão de exploração do sistema será por 35 anos. “Depois tudo volta para o Estado”, disse Afif. “A proposta é utilizar o leito ferroviário existente, com adaptações necessárias ao sistema”, afirmou.

Trechos. Além dessa linha, o estudo prevê implantar o TEM entre Americana e Santos, com paradas em Campinas, cidades do ABC e Capital.
Segundo o vice-governador, o primeiro TEM que será implantado atenderá a região metropolitana de São Paulo até Americana, de maior densidade e demanda populacional.
Depois, será entre Jundiaí e Santos e, finalmente, entre Sorocaba e Pinda.
A previsão é que o projeto seja licitado em 2013, com início de obras em 2014 e início de operação em 2016.