A Akaer inaugurou a linha de montagem da fuselagem dianteira da aeronave D328eco, um projeto da alemã Deutsche Aircraft, em suas instalações em São José dos Campos, interior de São Paulo.
A entrada em operação da linha consolida a parceria entre as duas empresas e posiciona a Akaer como a primeira companhia brasileira com o status de Fornecedora Global Nível 1 no setor aeroespacial, sendo responsável por toda a fuselagem dianteira.
Além de encarregada de fabricar toda a fuselagem dianteira, a Akaer também responderá pelos estudos de engenharia, fabricação de protótipos e desenvolvimento de ferramental.
A nova linha de produção, que visa gerar 250 empregos, marca a transição para a fase de industrialização da aeronave, projetada para operar com alta sustentabilidade e em regiões remotas.
O D328eco é um turboélice regional com capacidade para 40 passageiros, desenvolvido para voar com combustíveis sustentáveis de aviação (SAF), reduzindo as emissões de carbono. A previsão de entrada da aeronave em operação no mercado global está prevista para o quarto trimestre de 2027.
“O D328eco representa um avanço significativo para a aviação regional, ao viabilizar operações mais sustentáveis e eficientes, especialmente na conexão entre cidades de menor porte no Brasil e no exterior”, afirma Cesar Silva, CEO da Akaer.
De acordo com ele, o D328eco se destaca também por sua alta versatilidade operacional. A aeronave pode ser configurada para diversos tipos de missão, desde o transporte regional de passageiros até operações de busca e salvamento, apoio militar, combate a incêndios florestais e transporte aeromédico.
Com capacidade para operar em pistas curtas e não pavimentadas, mesmo em condições desafiadoras, o D328eco é ainda ideal para conectar regiões com infraestrutura aeroportuária limitada.
Fundada em 1992, a Akaer é focada no fornecimento de soluções tecnológicas em diferentes áreas de atuação, como aeroespacial, defesa, energia e automotiva.
Com mais de 350 funcionários altamente especializados, tem atuado no desenvolvimento de projetos estratégicos para o Brasil, como o caça Gripen, o cargueiro KC-390, além de câmeras para satélites.