O presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, participou nesta sexta-feira, 22 de agosto, de uma apresentação para os municípios do Aglomerado Urbano de Piracicaba sobre atração de investimentos e linhas de financiamento. O evento foi realizado no Parque Tecnológico de Piracicaba, com a presença de dirigentes municipais e empresários da região e palestras de representantes da Desenvolve São Paulo.
“O Estado tem sido um forte parceiro no apoio a projetos para solucionar gargalos na infraestrutura regional que ampliem a competitividade dos municípios. Temos que torna-los atrativos a investimentos do setor privado”, disse Almeida durante sua fala. Ele apresentou ferramentas que podem ajudar as prefeituras a atenderem o investidor, como equipe bilíngue e site em inglês.
“Também é essencial que as prefeituras tenham um relacionamento cada vez mais próximo da Investe São Paulo, pois é por meio das informações que os dirigentes nos enviam que ajudamos o investidor na localização de áreas para seus negócios”, completou. Ele também destacou a nova ferramenta oferecida pela agência de promoção de investimentos, o portal Encontre um Sócio, onde empresas podem encontrar parceiros para negócios no Estado.
Durante o evento, dois representantes da Desenvolve São Paulo apresentaram linhas de financiamento disponíveis para prefeituras e empresas. Magali Tacla Michelutti, consultora de negócios da agência de fomento, ressaltou a importância do projeto que é apresentado para obtenção de recursos para pequenas e médias empresas que buscam linhas de créditos oficiais. “Antes de tudo é preciso planejamento, que demonstre com clareza onde a empresa está e onde ela pretende chegar com os novos recursos”, disse.
O crédito é liberado por um comitê específico e os prazos de retorno e carência dependem exatamente dos níveis de risco, que vão do Duplo A ao E. Hoje, o setor industrial é o maior tomador junto ao Desenvolve SP, com mais de 50% do volume disponibilizado, mas a agência está aberta ao setor de serviço, comércio e ao agronegócio. O primeiro contato também deve ser feito pelo portal: www.desenvolvesp.com.br.