País será o primeiro da Ásia Central a operar o avião de transporte militar; jato será usado em missões logísticas e humanitárias
A Embraer anunciou nesta terça-feira (3) um acordo para a venda do avião de transporte militar C-390 Millennium ao Uzbequistão, que se tornará o primeiro país da Ásia Central a operar a aeronave. A informação confirma que o país era o cliente por trás de um pedido anteriormente não divulgado.
Em comunicado, a companhia afirmou que a Força Aérea do Uzbequistão utilizará o jato principalmente em missões de transporte e operações humanitárias.
A ampliação das vendas internacionais do C-390 tem sido uma das prioridades da divisão de defesa da Embraer nos últimos anos. Além do Uzbequistão, o modelo já foi selecionado por Brasil, Portugal, Hungria, Coreia do Sul, Holanda, Áustria, República Tcheca, Suécia, Eslováquia e Lituânia.
Carteira de pedidos recorde
Na semana passada, a Embraer informou que sua carteira de pedidos firmes ao final de 2025 atingiu US$ 31,6 bilhões, um recorde, com crescimento de 20% no quarto trimestre em relação ao mesmo período de 2024.
Segundo a empresa, a carteira da aviação comercial, considerada a mais rentável do grupo, somou US$ 14,5 bilhões, alta de 42% na comparação anual.
Entre outubro e dezembro de 2025, a Embraer entregou 32 aeronaves, totalizando 78 unidades no ano, dentro do intervalo previsto pela companhia, de 77 a 85 aviões.
Fonte: https://www.moneyreport.com.br/negocios/embraer-fecha-acordo-para-vender-c-390-ao-uzbequistao/