Convênio prevê cursos, mentorias e ações de apoio à internacionalização de micro e pequenas empresas da economia criativa
O Governo de SP, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, anuncia, durante o Encontro de Gestores Municipais da Cultura, na segunda (26), a assinatura de um convênio de cooperação técnica com o Sebrae-SP. A parceria visa capacitar dirigentes municipais de cultura, fortalecer o ecossistema audiovisual no Estado e apoiar a internacionalização de micro e pequenas empresas da economia criativa.
O convênio prevê a implementação de um plano de capacitação estruturado por território, incluindo mentorias individuais, orientações coletivas mensais e eventos presenciais e jornadas online, voltados à operacionalização de mecanismos legais existentes, como leis de fomento e programas de incentivo à cultura, por meio do Crie Políticas Públicas. A iniciativa também apoia a criação e estruturação de film commissions nos municípios selecionados, promovendo governança local e estimulando a produção audiovisual.
“Essa parceria com o Sebrae-SP nos permite conectar gestão cultural municipal, empreendedorismo e inovação, criando condições para que o setor audiovisual e a economia criativa prosperem em todo o Estado. É uma oportunidade de transformar políticas públicas em resultados para cidadãos, artistas e empreendedores”, afirma a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marilia Marton.
Além disso, o projeto contempla ações de consultoria e cursos para micro e pequenas empresas, participação em missões internacionais e acesso ao Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), com o objetivo de ampliar o alcance e a competitividade da economia criativa paulista no exterior. O convênio prevê monitoramento de indicadores de participação e satisfação e a divulgação dos resultados ao longo de sua execução, prevista para até 15 meses.
“A parceria reforça o compromisso de desenvolver a economia criativa de forma estruturada e integrada no Estado. Quando articulamos essa força cultural com ambientes favoráveis ao empreendedorismo e políticas públicas mais sólidas, garantimos que cada município de São Paulo pode transformar seu potencial, gerando negócios, renda e emprego”, reforça Nelson Hervey Costa, Diretor-Superintendente do Sebrae-SP.