Levantamento da reportagem do A Cidade mostra que 1.437 empresas iniciaram atividades em 2025, enquanto 961 encerraram
Mais de 1.400 empresas foram abertas em um ano em Votuporanga. De acordo com apuração da reportagem do jornal A Cidade junto ao Cadastro Mobiliário do Município, ao longo de todo o ano de 2025, 1.437 empresas abriram suas portas na cidade. No mesmo período, 961 empreendimentos encerraram suas atividades, o que resultou em um saldo positivo de 476 novos negócios formais.
Os dados consideram apenas empresas formalizadas. Por isso, a tendência é que o número de novos negócios seja ainda maior, caso fossem contabilizadas também as atividades exercidas na informalidade.
A reportagem conversou com o advogado Diego Honorato, de 35 anos, que abriu a Construtora Honorato. O prédio da empresa está localizado na Avenida Brasil, no bairro São Judas Tadeu. O empreendedor relatou satisfação com o empreendimento instalado no município. “Hoje nós temos parcerias com boas imobiliárias, com bons corretores. Hoje a gente trabalha com construções individuais”.
Questionado sobre o motivo de ter escolhido Votuporanga para instalar o negócio, Diego explicou que é votuporanguense, gosta da cidade e vê potencial de crescimento no município.
A abertura de empresas em Votuporanga é realizada por meio do sistema estadual VRE Redesim, que é integrado ao sistema da Prefeitura. Após a constituição da empresa, as informações são transmitidas automaticamente ao sistema municipal, onde é gerado um processo administrativo para abertura da inscrição municipal.
No caso de pessoas físicas, como prestadores de serviço, ambulantes e feirantes, a solicitação da inscrição municipal é feita diretamente pelo site da Prefeitura, no menu Cidadão On-line.
Os Microempreendedores Individuais (MEI) são dispensados do pagamento de todas as taxas relacionadas ao Cadastro Mobiliário. A isenção está prevista no artigo 128 da Lei Complementar nº 460/2021 e suas alterações. Questionada sobre a quantidade de MEI e de ME abertas em 2025, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico não respondeu até o fechamento desta edição.