O Governo do Estado de São Paulo lança, nesta quinta-feira (11), as Rotas da Cachaça, uma iniciativa intersecretarial que conecta 65 municípios em oito rotas temáticas e dois destinos para fortalecer o desenvolvimento regional, valorizar a cultura produtiva e ampliar as oportunidades econômicas para toda a cadeia da cachaça paulista.
Com forte tradição na fabricação, pesquisa e consumo do destilado, São Paulo consolida-se como o principal polo de exportação do país. As Rotas da Cachaça foram estruturadas para organizar e qualificar a oferta turística e produtiva, ampliar mercados, estimular novos investimentos e reforçar o posicionamento das marcas paulistas dentro e fora do Brasil. A iniciativa também contribui para o aumento da visitação a alambiques, a valorização cultural da bebida, a formalização de negócios e a expansão de atividades econômicas associadas, como hospedagem, gastronomia, logística e eventos.
As Rotas se somam a um conjunto de ações estratégicas já em curso no estado, como as Rotas do Vinho, do Café e do Queijo, para potencializar o desenvolvimento regional, gerando mais oportunidades de trabalho, renda e integração entre setores produtivos.
ExportaSP: apoio direto para quem quer acessar mercados internacionais
Para micro, pequenas e médias empresas, startups e produtores rurais interessados em iniciar ou estruturar um processo de exportação, a InvestSP oferece o programa ExportaSP, uma capacitação gratuita e totalmente online que orienta os participantes em todas as etapas do planejamento de internacionalização.
O programa reúne aulas coletivas com especialistas, mentorias individuais, workshops e acesso a uma plataforma de conteúdo, permitindo que o produtor construa um plano real de exportação com segurança e conhecimento técnico. Até o primeiro semestre de 2025, cerca de 1,3 mil empresas de todas as regiões do estado foram capacitadas.
Segundo Rui Gomes, presidente da InvestSP, “as Rotas da Cachaça fortalecem as comunidades produtoras, valorizam as marcas paulistas e impulsionam a inserção internacional dessa cadeia. Ao lado do ExportaSP, essa iniciativa amplia a competitividade do setor e gera impacto direto na economia regional”.
Com as Rotas da Cachaça, São Paulo reafirma seu protagonismo na promoção do desenvolvimento regional, amplia sua presença nos mercados estratégicos e cria novas oportunidades para que produtores transformem vocação em negócio, no estado e no mundo.