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Missão São Paulo Exporta gera mais de R$ 43 milhões em expectativa de negócios na América do Sul

A Missão São Paulo Exporta 2025, realizada em parceria pela InvestSP (agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de SP), ApexBrasil, Sebrae-SP e São Paulo Negócios (agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo), registrou um resultado de mais de US$ 8,1 milhões (cerca de R$ 43 milhões) em expectativa de negócios para os próximos 12 meses. O evento, que levou micro e pequenas empresas paulistas aos mercados do Uruguai e da Argentina na última semana, somou um total de 272 reuniões de negócios.

Os resultados financeiros totais já alcançados na missão somaram US$ 565,1 mil em negócios realizados durante os encontros presenciais nas duas capitais.

O principal objetivo dessa ação foi fortalecer a presença de empresas paulistas, especialmente dos setores de Alimentos & Bebidas e Máquinas & Equipamentos, nos mercados vizinhos, estimulando a competitividade e a ampliação do comércio exterior.

A missão contou ainda com o apoio do Ministério das Relações Exteriores. O embaixador do Brasil na Argentina, Julio Bitelli, ressaltou que há muitos vínculos entre os dois países. “A Argentina é um destino natural para as empresas brasileiras que querem se internacionalizar pela primeira vez. Por várias razões. É um mercado interessante, é um país próximo, não só geograficamente, como também em termos culturais. E as empresas que já estão aqui, em geral, querem ampliar a sua presença na Argentina.”

O representante da Açaí Town, Murilo Lavezzo, destacou a profundidade da iniciativa. Segundo Lavezzo, o programa promove uma imersão para o empresário entender melhor o mercado, fazendo visitas técnicas, entendendo questões com cadeia de supermercado, logística. Por fim, ele reforçou a importância do evento. “Recomendando fortemente que todo empresário que tem a intenção de querer exportar, ver a viabilidade do produto, fazer uma missão com essa.”

Os resultados confirmam o papel estratégico de mercados como Uruguai e Argentina para a internacionalização das empresas paulistas e reforçam o compromisso das agências no crescimento das exportações do estado.