Últimas Notícias

Secretaria de Agricultura de SP celebra vencedores do Brasil Selection by Concours Mondial de Bruxelles

A cerimônia contou com palestras sobre o setor e a assinatura do termo de cooperação entre a SAA e as Feiras Cachaça Trade Fair e a Wine Trade Fair

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA) foi palco, nesta quarta-feira (26), do anúncio dos vencedores do Brasil Selection by Concours Mondial de Bruxelles (CMB). O evento, que avalia e premia exclusivamente as bebidas brasileiras sob os critérios e organização do CMB, é um dos mais respeitados concursos de vinho e destilados do mundo.

O secretário executivo da SAA, Alberto Amorim, enalteceu a relevância da cerimônia dentro da sede da Pasta e os resultados alcançados ao longo do tempo dos produtores paulistas. “Esta casa é de vocês! Eu agradeço aqui ao secretário de Agricultura, Guilherme Piai, que disponibilizou todo este espaço. Eu devo agradecer a vocês, por promoverem a gastronomia do Brasil, a cultura do país, a produção dos destilados mais finos encontrados no mundo. Nós aprendemos a ter o orgulho de produzir esses produtos”, destacou Alberto Amorim.

A programação contou com palestras sobre enoturismo e turismo rural, ministradas pelas Câmaras Setoriais e Temáticas da SAA. Também ocorreu a assinatura do termo de cooperação entre a SAA e as tradicionais feiras Cachaça Trade Fair e a Wine SP Trade Fair. “Este termo de cooperação que a Secretaria assina viabiliza a participação desses produtores nas duas feiras. Elas são muito importantes para o setor, que acontecem aqui em São Paulo, e essa parceria facilita o acesso dos produtores a esse espaço de comercialização”, comentou o dirigente da Assessoria Técnica, José Carlos de Farias Jr.

A edição de 2025 do CMB recebeu 486 amostras de vinhos e destilados de todas as regiões produtoras do Brasil. São Paulo contou com cerca de 20% das premiações do concurso. “Isso que está acontecendo hoje é muito importante, porque é onde nós estamos desenvolvendo novos vinhos, trabalhando com novas variedades, novas tecnologias, e isso fortalece muito o consumidor no geral, com mais opções, principalmente aqui de São Paulo. Para nós, esta premiação é sempre de grande valia para mostrar a qualidade do nosso vinho paulista”, reforçou o enólogo-chefe do Grupo Góes, Fábio Góis, um dos campeões paulistas.

Outra vencedora foi a Cachaçaria Lígia Maria, localizada no município de Itupeva, que produz diversos tipos de cachaças, rum, gim e algumas bebidas mistas. Experiente na competição, a empresa reforça que a premiação se torna um diferencial, principalmente na tomada de decisão do comprador. “Este já é o segundo ano que eu participo do CMB, e o evento ajuda a impulsionar ainda mais a marca. Porque, na verdade, as pessoas não têm muita referência sobre as diversas bebidas, mas quando elas veem uma premiada, isso desperta a curiosidade para experimentar o destilado”, mencionou a proprietária Lígia Maria.

As degustações, realizadas por um corpo de jurados internacional, com renomados degustadores de Canadá, Estados Unidos, Peru e Bélgica, além de enólogos, sommeliers e master blends brasileiros, ocorreram no Spa do Vinho, o mais importante hotel de vinho, gastronomia e cuidados pessoais do Brasil, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, entre os dias 20 e 22 de outubro.

Para Zoraida Lobato, uma das organizadoras do Brasil Selection e membro da Câmara Setorial de Viticultura, Vinho e Derivados, São Paulo vem se destacando dentro da competição, principalmente com as variedades do cultivo. “A produção paulista, anteriormente, sempre foi de vinhos de qualidade, mas eram de mesa. Nós temos percebido o investimento de vários produtores no vinho fino. Então isso é uma satisfação e realmente de forma merecida o ganho das medalhas”, destacou Zoraida Lobato.

A organizadora do evento ainda ressaltou a importância da premiação, atribuindo ainda mais o valor agregado e a garantia de qualidade. Por meio de pesquisa de mercado, pudemos notar que uma marca premiada representa cerca de 30% a mais nas vendas. Isso faz uma enorme diferença no caixa da empresa, além de destacar o produto dos demais nas prateleiras”, reforçou.

Fonte: https://agricultura.sp.gov.br/arquivos/13818