Projeção da fabricante foi divulgada durante a COP30, realizada em Belém (PA), e considera volume de veículos elétricos de São Paulo
Até dezembro de 2026, o Brasil vai ultrapassar Chile e México e ser o país com maior frota de ônibus elétricos da América Latina. A afirmação é da presidente da Eletra Industrial, Milena Braga Romano, feita durante a COP30.
Para comprovar sua projeção, a executiva relatou que a Eletra já tem 650 ônibus elétricos encomendados até abril de 2026, a maioria par circular em São Paulo. Outras encomendas já estão em negociação, segundo Milena.
“Dos 1.158 ônibus elétricos que operam em todo o Brasil, 62% são 100% brasileiros, da Eletra. O Brasil será líder em ônibus elétricos na América Latina passando Chile e México até dezembro de 2026 e as encomendas para a Eletra serão o ponto chave para esta posição do Brasil”, disse durante o evento.
Milena disse, ainda, que 80% desses veículos estão na cidade de São Paulo, que em outubro chegou a 1009 unidades. O milésimo ônibus é um Eletra, de 15 metros, três eixos, com capacidade para transportar 100 pessoas e que opera pela empresa Transpass, na zona oeste de São Paulo.
Investimento de R$ 40 milhões no ABC Paulista
Em outubro, a empresa anunciou que vai investir R$40 milhões para ampliar a capacidade de produção de chassis elétricos e para criar uma nova linha exclusiva.
Os recursos vão custear a ampliação da capacidade de produção de chassis elétricos de 1800 para 3000 mil chassis elétricos por ano em sua planta em São Bernardo do Campo (SP) a partir de 2026.