O book reúne orientações técnicas para desenvolver o segmento nos municípios e o guia apresenta 27 destinos paulistas com experiências para os visitantes
Nesta sexta-feira, 07, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) lança duas publicações inéditas sobre Turismo de Bem-Estar em São Paulo. A primeira é um estudo voltado a gestores públicos, com orientações técnicas para desenvolver o segmento nos municípios. A outra novidade é um guia turístico temático para profissionais do turismo e viajantes, com 27 destinos paulistas que oferecem experiências para o autocuidado, relaxamento e conexão com a natureza. Além disso, o material apresenta locais com potencial para o turismo de bem-estar e o contato de quem comercializa esses roteiros.
O lançamento será na Festuris, considerada a maior feira de turismo da América do Sul, que acontece de 06 a 09 novembro em Gramado (RS). Organizados pela Setur-SP, em parceria com a APRECESP -Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo, o Senac São Paulo, e outros agentes públicos e privados, o objetivo das publicações é fomentar o turismo de bem-estar e mostrar a diversidade turística do Estado.
“O Estado de São Paulo é diverso e completo, com atrativos que atendem a todos os perfis de turistas. Com o lançamento do book e do guia turístico, destacamos outra potência do nosso Estado: o turismo de bem-estar. Em São Paulo, os turistas têm à disposição experiências para relaxar, conectar-se com a natureza, viver a espiritualidade, entre outras opções”, disse Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens.
“Tudo começou há dois anos, quando o corpo técnico da APRECESP, atento às demandas e potencialidades do setor, identificou o turismo de bem-estar como uma tendência promissora. A partir de provocações das estâncias hidrominerais, que solicitaram ações concretas para valorizar este segmento turístico, iniciamos uma jornada que culminou na participação da APRECESP no Congresso de Termalismo realizado em Águas de São Pedro. Após dois anos de trabalho dedicado à elaboração e implantação desta agenda, este guia turístico de bem-estar representa a coroação de um esforço conjunto que envolveu a APRECESP, suas prefeituras associadas, outros municípios paulistas e os seus respectivos trades turísticos, o Senac São Paulo e seu corpo técnico, e a Setur-SP. Agora, estamos apresentando São Paulo como destino de turismo de bem-estar e saúde, posicionando o estado na vanguarda deste segmento no cenário nacional”, disse Edmir Chedid, Prefeito de Bragança Paulista e presidente da Aprecesp.
“Esta iniciativa representa muito mais do que um novo segmento econômico, é um convite a um olhar sobre o turismo que abraça o equilíbrio, o autocuidado e a reconexão com a natureza, a cultura e a comunidade. O turismo, sob essa perspectiva, transcende o lazer para se tornar uma ferramenta complementar vital na promoção da saúde integral, oferecendo experiências que estimulam o desenvolvimento pessoal, espiritual e emocional, com a inclusão de práticas integrativas e complementares. O trabalho desenvolvido por meio dessa parceria tem promovido uma mobilização significativa da governança local, resultando no mapeamento detalhado de recursos e potencialidades de cada região. Além disso, investimos na capacitação de profissionais e no fomento à criação de produtos e serviços turísticos que sejam intrinsecamente sustentáveis, experiências que não só geram bem-estar, mas também valorizam e celebram as identidades e culturas locais”, disse Silvana Aparecida de Lazari Rosa, do Senac São Paulo.
Bem-estar em São Paulo: conheça algumas opções
Entre os destaques do guia, estão atrativos como o Balneário e o Fontanário Municipal de Águas de Lindóia. No Balneário, os visitantes podem tomar banhos relaxantes ou hidratantes, experimentar a ducha escocesa, entre outros serviços. No Fontanário, há as três fontes de águas medicinais da cidade — a Fonte da Juventude (sulforosa), indicada para tratamentos de reumatismo, diabetes, alergias, asma, problemas de pele e inflamações; a Fonte Gioconda (sulfatada sódica radioativa), recomendada para fígado, vesícula e intestinos; e a Fonte Almeida Salles (bicarbonatada sódica), indicada para azia, excesso de acidez, diabetes e cálculos renais. Os visitantes podem degustar as águas no local ou engarrafar para uso semanal.
Em Amparo, os turistas podem visitar o Sítio Duas Cachoeiras, um verdadeiro refúgio de reconexão com a natureza. Entre cultivos agroecológicos, florestas recuperadas e o som das águas, o local promove experiências que equilibram corpo, mente e espírito. Eles oferecem retiros e oficinas imersivas como o Banho de Floresta, o Retiro Saúde e Bem-Estar, as Oficinas de Óleos Essenciais, Saboaria Natural e Tecelagem Artesanal, além do Concerto das Plantas, onde é possível ouvir a música emitida pela própria natureza.
No Litoral Norte, em Caraguatatuba, a Hibiscus Experiences, agência de turismo de bem-estar, está localizada entre o rio e o mar da Praia da Tabatinga, de onde parte para realizar vivências que unem natureza, ciência e autoconhecimento. Entre as experiências que oferecem, estão a Caminhada Terapêutica Galhetas com o Rock Balance, o Day Spa na Lancha Terapia com práticas integrativas e Argiloterapia a bordo, além de massagens, escalda-pés e vivências culturais como yoga, capoeira e saraus.
Ainda em Caraguatatuba, a Turismo de Mergulho e Bem-Estar oferece uma vivência inédita de mergulho com segurança emocional, conduzida pela psicóloga e Dive Master Thaís Petroff Garcia. A experiência utiliza respiração consciente, visualização guiada e técnicas de regulação emocional para fortalecer a confiança e a calma dos participantes. Antes do mergulho real, utiliza-se realidade virtual, preparando corpo e mente para o mar. Com o apoio do instrutor Mário Alexandre, com mais de 30 anos de experiência, o mergulho torna-se uma experiência transformadora de autoconfiança, superação e conexão com o presente.
Em Cotia, há o Templo Zu Lai, o maior templo budista da América Latina e um refúgio de paz e contemplação. O local oferece retiros, meditação, cursos e cerimônias que promovem equilíbrio entre corpo e mente. No mesmo município, a Família Kaizen – Brunch Regenerativo e Espaço para Eventos é um refúgio familiar em meio à natureza com um restaurante que valoriza alimentação saudável e tem ambiente acolhedor.
Outro destaque do guia é o Parque Monjolinho, em Socorro, que oferece trilhas autoguiadas, redários e áreas de descanso ideais para relaxar, contemplar e renovar as energias. Entre as experiências de bem-estar, destaca-se o trabalho da terapeuta corporal Suelen Oliani, que realiza massagens terapêuticas e vivências ao ar livre, em um ambiente acolhedor e integrado ao verde.
Em Torrinha, o Mosteiro do Paraíso está localizado entre as serras e dedica-se ao bem-estar e à harmonia interior. O espaço oferece atividades voltadas à saúde física e mental, como meditação, yoga e trilhas ecológicas revitalizantes. A alimentação natural e o contato com a natureza complementam a experiência transformadora.
SP leva outras experiências paulistas para Gramado
O foco no turismo de bem-estar continua no Festuris, no estande da Setur-SP. Na sexta-feira e sábado, 07 e 08, durante todo o período do evento, os participantes que visitarem o espaço da Secretaria poderão experimentar três ativações de bem-estar: Relaxamento Guiado: Escaneamento Corporal e Música Relaxante; Automassagem e Aromaterapia; e Aromaterapia e Meditação. Além disso, poderão deixar a sua marca no Estado de São Paulo, colorindo um painel de pintura interativo de destinos paulistas.
Os visitantes também podem participar de uma aula show de gastronomia, com o Chef Marcelo Figueiredo Ferreira, do Restaurante Mirabile de Mococa-SP. Ele é um dos participantes do Sabor de São Paulo, o maior programa de valorização da gastronomia paulista. No dia 07/11, no espaço Arena, o chef prepara um Cuscuz à Paulista de Camarão e Atum Fresco e no dia 08/11, a aula acontece no estande da Setur-SP e os participantes saboreiam brigadeiro feito com produtos de Mococa/SP.
Ainda no estande da Secretaria, a equipe técnica realiza atendimentos e promove destinos e haverá a participação de nove regiões turísticas e parceiros do Estado.