Últimas Notícias

Aprovação do IPHAN libera nova etapa para o início da construção do Aeroporto Internacional de Olímpia

Investimento no Aeroporto será de R$ 500 milhões e está previsto para 2026

A cidade de Olímpia (SP) acaba de alcançar mais uma etapa para a Construção do novo Aeroporto Internacional: o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) deu parecer técnico favorável.

O parecer confirma que o empreendimento cumpre todas as exigências de preservação e impacto cultural, permitindo o avanço para as fases de licenciamento e início das obras, sob responsabilidade da Infraero.

Com essa aprovação, Olímpia entra de vez no radar nacional e internacional do turismo e da logística, abrindo caminho para um novo ciclo de crescimento econômico. A cidade, que já recebe 5 milhões de turistas por ano e possui 35 mil leitos hoteleiros, será o único destino turístico do interior paulista distante da capital a contar com voos nacionais e internacionais regulares.

“Esta é uma conquista histórica para Olímpia. O novo aeroporto vai abrir as portas do mundo para nossa cidade, atraindo mais investimentos, gerando empregos e fortalecendo o turismo, sempre com respeito às diretrizes técnicas e ambientais exigidas pelos órgãos competentes”, afirmou o prefeito Geninho Zuliani.

O projeto, orçado em R$ 500 milhões e com financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), prevê uma pista de 2.100 metros de extensão por 45 de largura, com possibilidade de ampliação para 2.500 metros. A capacidade inicial é para 1 milhão de passageiros por ano, com terminal preparado para receber aeronaves de grande porte, inclusive cargueiros internacionais.

Além do impacto no turismo, o novo aeroporto posiciona Olímpia como ponto estratégico de integração regional para os estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, encurtando distâncias logísticas e oferecendo um novo eixo de transporte para exportação e importação de produtos.

A aprovação do IPHAN também abre caminho para a execução de outras etapas complementares, como a duplicação da Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425) e a implantação de novas rotas de acesso ao futuro terminal, consolidando Olímpia como um hub logístico e turístico de referência nacional.

Com o avanço das obras, a cidade reforça seu protagonismo como um dos destinos mais promissores do Brasil, sede dos parques aquáticos Thermas dos Laranjais e Hot Beach, e polo de desenvolvimento para toda a região noroeste paulista.

Fonte: https://www.tribunaribeirao.com.br/aprovacao-do-iphan-libera-mais-uma-etapa-para-o-inicio-da-construcao-do-aeroporto-internacional-de-olimpia/