Ritmo de produção da fábrica será expandido em 20%, segundo o diretor comercial Marcelo Langrafe
São Paulo – Até dezembro a Honda termina a integração de 250 trabalhadores contratados para a fábrica de Itirapina, SP, com o objetivo de reforçar a produção com a chegada do WR-V, que vem ampliar o portfólio local. Segundo seu diretor comercial, Marcelo Langrafe, esta foi a maior mudança na fábrica, inaugurada em 2019:
“Temos uma fábrica nova e moderna. Além dos novos funcionários instalamos mais equipamentos, mas o grande reforço foi mesmo a força de trabalho. Passamos agora a operar em dois turnos completos em Itirapina”.
A meta é ampliar em cerca de 20% a produção de veículos no local. Em 2025, segundo cálculos de Langrafe, sairão das linhas em torno de 105 mil unidades. Com o segundo turno pleno o ritmo subirá para 125 mil já em 2026 – e cerca de 10% têm como destino a exportação.
Em Itirapina são produzidos os veículos City, nas carrocerias sedã e hatch, WR-V e HR-V. A Honda ainda mantém a fábrica de Sumaré, SP, onde são fabricados motores e outros componentes – lá foram contratados mais cem trabalhadores. Toda a operação é abastecida com energia limpa, gerada no parque eólico de Xangri-Lá, RS.
A Honda investe R$ 4,2 bilhões no Brasil até 2030. Parte relevante do investimento foi aplicada no WR-V, SUV construído sobre a mesma plataforma do City e do HR-V. Outra está sendo aplicada no desenvolvimento da tecnologia híbrida flex.
Sem dar datas Langrafe disse que o trabalho vem sendo conduzido e chegará ao mercado “na hora certa”. Em paralelo a Honda expande sua rede de concessionárias, hoje com 210 casas: “Estamos abrindo lojas onde identificamos demanda. Nos próximos dias, por exemplo, inauguraremos uma em Salvador [BA]”.