A VLI, empresa que opera ferrovias, portos e terminais, e a Tereos, produtora de açúcar, etanol e energia, anunciaram, nesta terça-feira (30), ter feito em setembro a primeira operação ferroviária de transporte de açúcar no Brasil com compensação de carbono, do Terminal Integrador Guará, em São Paulo, ao Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), na Baixada Santista. Danny Marchesi, gerente-geral de Sustentabilidade e Comunicação da VLI, disse que esse tipo de operação aumenta os ganhos ambientais porque os trens emitem um sexto do que seria emitido por caminhões para transportar a mesma quantidade do produto.
As duas empresas mantêm em conjunto, desde 2020, os dois terminais, que têm capacidade para armazenar até 240 mil toneladas de açúcar, que é levado ao Porto de Santos pelo Corredor Sudeste da VLI, que liga o Centro-Oeste brasileiro ao Porto de Santos pela Ferrovia Centro-Atlântica. Segundo as companhias, nos dois entrepostos foram investidos R$ 205 milhões.
A VLI informou que desde 2023 participa do programa SemC (Sem Carbono), de crédito de carbonos. Segundo a companhia, a partir dele, empresas que procuram compensar as emissões podem fazê-lo diretamente adquirindo créditos de carbono com tradings. No caso de operações ferroviárias, explicou, as informações sobre emissões de carbono são registradas em documentos das concessionárias para cada transporte de carga realizado.