Complexo santista salta seis posições em ranking, segundo a Autoridade Portuária
O Porto de Santos é, oficialmente, o maior porto da América Latina em movimentação de contêineres, informou a Autoridade Portuária de Santos (APS) em comunicado enviado à imprensa.
O complexo, diz a APS, assumiu a liderança no ranking da Lloyd’s List, o mais prestigiado do setor, ultrapassando Colón, no Canal do Panamá, e outros gigantes internacionais, como os portos de Valência (Espanha), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Pireu (Grécia) e Dalian (China).
Único porto brasileiro entre os 100 maiores do mundo, Santos galgou seis posições frente à edição anterior, saltando da 43ª para a 37ª posição. Os dados se referem a 2024, quando o complexo movimentou 5,4 milhões de TEU (unidade de medida padrão do contêiner de 20 pés), um crescimento de 14,7% em relação a 2023 (4,7 milhões de TEU).
“O Porto de Santos já era o maior complexo portuário da América Latina. Agora a liderança se confirma em relação aos contêineres, consolidando o complexo como uma referência internacional de eficiência e gestão”, avalia Anderson Pomini, presidente da APS.
Vale lembrar, porém, que no total de cargas o Panamá segue na frente na América Latina, com 210,3 milhões de toneladas em 2024, contra 179,8 milhões de Santos.
Tendência
Em julho de 2025, a movimentação de contêineres bateu novo recorde histórico no Porto de Santos, com 534,6 mil TEU, representando um aumento de 8,5% em relação ao mesmo período de 2024. No acumulado do ano, foram 3,3 milhões de TEU, 7,9% a mais frente aos sete primeiros meses do ano anterior.
A tendência se estende a todas as cargas. Julho de 2025 também foi o melhor mês da história em cargas movimentadas, com 17,4 milhões de toneladas.