Últimas Notícias

Librelato investe R$ 10 milhões em primeira fábrica no estado de SP

Nova unidade em Guarulhos tem capacidade instalada para 2 mil implementos/ano e começa com baús lonados, de alumínio, carretas graneleiras e porta-contêineres

A Librelato inaugurou na quarta-feira, 20, em Guarulhos (SP), sua quinta fábrica de implementos, a primeira fora do Estado de Santa Catarina. Batizada Librelato Center SP, a nova unidade resulta de um investimento de R$ 10 milhões para estar perto do maior mercado consumidor de seus produtos.

“São Paulo responde por 20% dos emplacamentos de siders [furgões lonados], o Estado tem uma concentração muito grande”, afirma a CEO da empresa, Simone Martins.

Outro motivo para a escolha pela primeira unidade fora de Santa Catarina foi estar mais próxima de grandes concorrentes também instalados em São Paulo, como Randon e Facchini.

Até o terceiro ano de produção da nova unidade, a expectativa da Librelato é alcançar 15% de participação de mercado no Estado de São Paulo. A área total da Librelato Center SP é de 27 mil metros quadrados e a área construída, de 2,2 mil m².

Produção da fábrica da Librelato começa em regime CKD

A capacidade instalada, segundo a empresa, é de 2 mil unidades por ano.

“A produção começa com furgões lonados, furgões de alumínio, carretas graneleiras, carretas para carga seca e porta-contêineres”, afirma o diretor de manufatura, Rodrigo Corso.

“Vamos fabricar por aqui em regime CKD, utilizando chassis e outros componentes trazidos de Içara (SC), mais eixos e suspensões fornecidos pela Ibero, instalada em Itaquaquecetuba (SP).”

Corso informa que a unidade também vai produzir implementos leves (carrocerias sobre chassi), um segmento que a Librelato já atuou no passado.

“Começaremos com uma carroceria do tipo meia-cana, própria para minérios. É um nicho de mercado importante”, afirma.

Ainda de acordo com Corso, a nova fábrica tem 50 colaboradores, sendo nove da área administrativa. “Em apenas seis meses, penso que já teremos 200 pessoas trabalhando aqui.”

O setor administrativo inclui um auditório em que é possível treinar equipes com mais de 20 pessoas, mais uma sala para cerca de 15 colaboradores.

Estrutura inclui concessionária

Fábrica da Librelato em SP ocupa terreno de 27 mil metros quadrados, com 2,2 mil m² de área construída

As instalações da Librelato Center SP incluem uma concessionária, com áreas de negociação e suporte técnico, com atendimento de segunda a sexta-feira, equipe treinada para vendas de implementos, peças, logística e consórcio.

“O consórcio ganha importância em momentos de mercado como este, de jutos em alta. E é uma modalidade de vendas que aproxima o cliente da fábrica”, recorda a CEO, Simone Martins.

A concessionária já tem peças de reposição e acessórios para implementos, de acordo com a empresa.

Mercado em queda

A Librelato já produziu em um único ano 13,5 mil implementos (2021). A projeção da empresa para este ano é de 9 mil unidades.

A estimativa é que os emplacamentos de carretas de todos os fabricantes somem cerca de 71 mil até dezembro, 20% abaixo do volume total de 2024.

No entanto, a Librelato está otimista pela com a expansão da capacidade produtiva e pela maior proximidade com o maior mercado de implementos. Durante a inauguração, o diretor comercial e de marketing, João Vitor Librelato, citou a próxima safra.

“O País está batendo 330 milhões de toneladas de grãos e tem potencial para chegar facilmente a 500 mil toneladas anuais nos próximo dez anos. Será preciso ter mais carretas, assim como maior infraestrutura para transportar essa produção”, conclui o executivo.

Fonte: https://www.automotivebusiness.com.br/noticias/librelato-investe-r-10-milhoes-fabrica-fora-sc