Últimas Notícias

Empreendedora apoiada pela FAPESP vence concurso de startups lideradas por mulheres do Brics

Estefania Campos é cofundadora da empresa B.Nano Soluções Tecnológicas, que desenvolveu solução capaz de potencializar o crescimento de plantas de milho

Agência FAPESP – A empreendedora Estefania Campos, cofundadora da empresa B.Nano Soluções Tecnológicas, foi uma das 18 vencedoras do concurso de startups lideradas por mulheres do Brics. Ao todo, mais de mil candidaturas de 21 países concorreram no Brics Women’s Startups Contest 2025.

Concebido como uma plataforma para empoderamento e intercâmbio global, o concurso foi dividido em seis categorias: Saúde e Bem-Estar; Agricultura e Segurança Alimentar; Educação e Desenvolvimento de Habilidades; Energia, Infraestrutura e Mobilidade; Comércio, Serviços e Transformação Digital; e Desenvolvimento Sustentável e Soluções Climáticas. Em cada categoria foram premiadas empresas em três estágios de maturidade: inicial (early stage), em crescimento (growth) e de escala (scale-up).

A B.Nano, que recebe apoio do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da FAPESP, foi uma das três premiadas na categoria Agricultura e Segurança Alimentar (na subcategoria estágio inicial).

Criada em 2022 com a missão de transformar o manejo agrícola por meio da nanotecnologia, a empresa se configura como uma startup spin-off do Laboratório de Nanotecnologia Ambiental da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Sorocaba e conta com a parceria do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanotecnologia para Agricultura Sustentável (INCT NanoAgro), que tem o objetivo de qualificar e congregar recursos humanos de alto nível de diferentes áreas para promover avanços na fronteira do conhecimento em nanotecnologia para agricultura sustentável.

Além de Campos, a empresa é liderada pelos empreendedores e cientistas Anderson Pereira e Jhones Oliveira. A equipe desenvolveu uma solução nanoestimulante capaz de potencializar o crescimento de plantas de milho. Baseada em uma tecnologia inovadora de encapsulamento de ingredientes ativos, a solução estimula o crescimento das plantas e potencializa a produtividade. Aplicada no tratamento de sementes e na pulverização foliar, ela permite ao produtor obter um lucro de cerca de R$ 2 mil por hectare, segundo comunicado da empresa.

Além disso, testes realizados em campo demonstram que os nanoestimulantes da startup ampliam a produção em cerca de 26 sacas por hectare. Com experimentações in loco na região de Sorocaba, a solução da B.Nano atribuiu vitalidade às plantas e promoveu uma ampliação superior a 14% na produtividade das lavouras.

Além da inovação para potencializar as lavouras de milho, a empresa também possui outras patentes referentes ao desenvolvimento de sistemas de liberação sustentada de ingredientes ativos, com estruturas de nano(bio)pesticidas, nanoestimulantes e microencapsulação para biocontrole e bioestimulação.

Fonte: https://agencia.fapesp.br/empreendedora-apoiada-pela-fapesp-vence-concurso-de-startups-lideradas-por-mulheres-do-brics/55630