Últimas Notícias

Com foco em setor que movimenta R$ 1 bi por ano no estado, Governo de SP anuncia empresas selecionadas para a gamescom, na Alemanha

Iniciativa do programa CreativeSP visa incentivar a geração de negócios e atrair investimentos para a indústria cultural

O Governo de São Paulo levará uma comitiva com 10 empresas para um dos maiores eventos sobre jogos eletrônicos do mundo, a gamescom, que acontece entre 20 e 24 de agosto, em Colônia, na Alemanha. A missão empresarial será realizada pelo CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Além de incentivar a troca de conhecimentos, o CreativeSP busca promover novos negócios, atrair investimento estrangeiro e potencializar a geração de emprego e renda na indústria cultural. As empresas selecionadas, que terão acesso e poderão fechar negócios e parcerias com alguns dos maiores players globais do setor, são: Ilex, Alchemy, Rockets Audio, Pepita Digital, Trexx, R2, uX4indie, Estúdio Periférico, Webcore e Engage XP.

“A participação de São Paulo na gamescom evidencia a força da nossa indústria de games e seu potencial para atrair investimentos e impulsionar novos negócios. O CreativeSP tem sido decisivo para ampliar esse alcance internacional”, afirma a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marilia Marton.

O universo dos games – que envolve jogos para computadores, celulares, consoles e no segmento online, por exemplo – já movimenta quase R$ 1 bilhão por ano e emprega 6 mil pessoas no Estado, apontam dados da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames). São Paulo lidera a indústria nacional e concentra pelo menos 30% dos desenvolvedores de games do país, o que dá mais de 300 empresas.

CreativeSP

O programa oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem. Ele ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.

A missão para a gamescom será a segunda do calendário deste semestre. Antes, tem o Festival Fringe de Edimburgo. E, depois, O CreativeSP ainda levará empresas para: Tokyo Game Show (Japão), Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha), Womex (Finlândia) e Ventana Sur (Argentina).

Clique aqui e saiba como participar das missões

No primeiro semestre, ele realizou missões para: Festival de Cinema de Berlim (Alemanha), South by Southwest (Estados Unidos), Games Developers Conference (Estados Unidos) e os festivais de cinema e publicidade de Cannes (França).

Já no ano passado, foram nove missões, que levaram 103 empresas da indústria cultural para eventos sobre: inovação, tecnologia, entretenimento, audiovisual, cinema e literatura, por exemplo. A projeção de negócios gerados pelo programa chegou a R$ 725 milhões, além de 6,4 mil empregos.