Máquinas e Equipamentos
Máquinas e Equipamentos
A indústria nacional de máquinas e equipamentos concentra-se sobretudo no estado de São Paulo. De acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado, no ano de 2022, respondeu por 44,52% do valor da transformação industrial (VTI) do setor no país, o que corresponde a cerca de US$ 39,10 bilhões. Segundo a Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego (Rais/MTE), o estado representou 37,99% do total de pessoal ocupado (108 mil empregados) nessa indústria no Brasil (2024).
O setor de bens de capital responde pela produção de um complexo conjunto de máquinas e equipamentos utilizados na produção de outros bens, mantendo relação direta com a produção dos demais setores, além de desempenhar papel importante na difusão e na geração de novas tecnologias.
No estado, o setor de bens de capital concentra-se nas regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas, com 34,13% e 11,45% dos empregos do setor respectivamente (Rais/MTE – 2024). Cabe destacar também sua participação significativa na indústria das regiões de Sorocaba, Central (principalmente São Carlos, Araraquara e Matão) e Ribeirão Preto.
A atividade de inovação tecnológica, fator primordial para a melhoria da competitividade das empresas brasileiras no plano mundial, conta com instituições e linhas de financiamento voltadas, especificamente, para o setor de bens de capital. Com o intuito de incentivar a pesquisa e a inovação, a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) criou o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Ipdmaq), que tem como objetivos principais o estímulo a ações empresariais em pesquisa e desenvolvimento tecnológico e a promoção de um ambiente de apoio às empresas em seus esforços na criação de produtos e serviços competitivos.
Quanto aos programas de financiamentos, a Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista oferece programa exclusivo, o FIP Simplificado, voltado à aquisição isolada de máquinas e equipamentos novos, privilegiando produtos fabricados em São Paulo.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também dispõe de auxílio voltado à inovação tecnológica em geral e linhas específicas para o setor, como a Capacidade Produtiva – Indústria de Bens de Capital (voltada à implantação, modernização e expansão de indústrias fabricantes de máquinas e equipamentos).
Por que investir no setor de Máquinas e Equipamentos
no estado de São Paulo?
- O estado é líder na produção de máquinas e equipamentos no país
- Concentra o maior mercado consumidor industrial
- Dispõe de uma ótima rede de infraestrutura e canais de distribuição
- Conta com mão de obra especializada em todas as fases de produção
- Oferece linhas especiais de financiamento
Clique aqui para baixar arquivo em pdf com mais informações sobre o setor.
Contato:
Fale Conosco
Nós convidamos você a descobrir por que o estado de São Paulo é a escolha certa para o seu negócio. A InvestSP está sempre pronta para atendê-lo de maneira rápida, eficaz e gratuita. Saiba como a agência pode assessorar seu projeto entrando em contato pelo Fale Conosco.