Últimas Notícias

Quase metade das empresas brasileiras que exportam ficam no Estado de SP

De cada 10 empresas brasileiras que exportam, quase cinco ficam no Estado de São Paulo. São 12.604, o que representa 44,2% das 28.524 companhias do país que vendem para o exterior. Os dados, referentes a 2023, aparecem em estudo da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Governo Federal, e foram compilados pela InvestSP – agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE).

O documento também mostra que São Paulo tem quase quatro vezes mais empresas exportadoras que o segundo colocado no ranking nacional. E que, em 2023, as exportações paulistas movimentaram US$ 72,4 bilhões, o equivalente a mais de R$ 360 bilhões, na cotação atual.

Para o presidente da InvestSP, Rui Gomes, “os investimentos em inovação e formação de mão obra, com algumas das melhores universidades do país, e uma logística privilegiada, com estradas de primeiro mundo, o porto de Santos e três grandes aeroportos – Cumbica, Congonhas e Viracopos -, são fatores que contribuem para o destaque do Estado”.

“Apesar dos bons resultados, os desafios não param”, diz a gerente de Competitividade e Exportação da InvestSP, Elisabete Donato. “As empresas que exportam ainda são minoria, por isso temos nos esforçado para apoiar, principalmente, as de micro, pequeno e médio porte. Responsáveis por 80% da geração de empregos no país, elas, normalmente, têm mais dificuldades para acessar o mercado internacional. Mas, com o suporte adequado, podem chegar longe”, afirma.

A especialista coordena o Exporta SP, programa da SDE e da InvestSP que oferece uma capacitação gratuita para exportação voltada para os pequenos negócios de qualquer região do Estado e de qualquer setor. Ao longo de quatro meses, o empreendedor participa de 20 aulas online com especialistas – sobre temas como definição de preços, inteligência comercial, marketing, contratos internacionais, logística e vendas -, além de quatro mentorias, encontros individuais nos quais ele pode falar especificamente sobre seu negócio com um especialista.

O Exporta SP já capacitou quase mil empresas, está com uma turma com mais 150 em andamento e abriu inscrições para 150 vagas no segundo semestre, pelo site da InvestSP.

Além do programa, a agência conta com quatro escritórios internacionais – América do Norte, Ásia, Europa e Oriente Médio -, que atuam para atrair investimentos estrangeiros para São Paulo e apoiar empresas paulistas, de todos os portes, que querem acessar o mercado externo. Seja com ações de consultoria ou com a organização de missões internacionais e rodadas de negócios, entre outras iniciativas.