Pesquisa divulgada nesta semana pelo INDSAT (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) apontou “alto grau de satisfação” na geração de empregos em Nova Odessa. Com o resultado, o município superou a média registrada pelas cidades de pequeno porte neste segundo semestre.
Segundo o INDSAT, a abertura de postos de trabalho atingiu 654 pontos no levantamento, maior desempenho no período entre setembro de 2022 e julho deste ano. Atualmente, as cidades do mesmo porte possuem média de 509 pontos. Isso quer dizer que a geração de empregos em Nova Odessa está 145 pontos acima das demais, traz a pesquisa.
“O aumento na satisfação dos moradores com o setor pode refletir as iniciativas da administração municipal, que desde o ano passado tem anunciado mudanças na cidade. Segundo informações da Prefeitura, 13 empresas foram anunciadas no último ano, além da realização do 2º Feirão do Emprego, previsto para o final de setembro. No primeiro evento, cerca de 500 pessoas conseguiram vagas nas empresas da cidade, de acordo com a administração municipal. Os projetos desenvolvidos em Nova Odessa têm atingido desde os jovens no final do Ensino Médio, a partir do programa Novatec (parceria com o Senai, Sesi, Ciesp, Sebrae, Etec, Fatec, CIEE e Sicoob) até artesãos e pequenos ambulantes da cidade, por meio da Feira Noturna”, afirma análise da pesquisa.
Conforme o levantamento, em dezembro de 2022, 41,1% dos moradores aprovaram a geração de empregos. Atualmente, o índice subiu para 42,3% (4,8% de ótimo e 37,5% de bom).
Rejeição em queda
Segundo a pesquisa, a rejeição diminuiu no período, “considerando 17,7% em dezembro de 2022 e 15,4% em julho deste ano, soma de 10,9% de ruim e 4,5% de péssimo”. Foram entrevistados 400 moradores maiores de 16 anos. A margem de erro é de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%, destaca o INDSAT. A maior aprovação é entre moradores com Ensino Fundamental, com 48,9%. A rejeição mais alta está entre a população de 31 a 50 anos, totalizando 17,5%.
Pela metodologia do instituto, acima de 800 pontos é considerado grau de excelência dos serviços. No outro extremo, abaixo de 350 pontos e de 200 pontos, serviços são classificados com baixo grau e baixíssimo grau de satisfação, respectivamente.
Foco é melhorar ambiente de negócios, diz secretário Brocchi
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Nova Odessa, Rafael Brocchi, afirmou que a atuação da pasta visa “melhorar o ambiente de negócios” para potencializar a geração de emprego na cidade.
“Fico feliz do índice apontar a satisfação da população com o trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de forma geral na atual administração. Estamos trabalhando de forma séria e eficiente para melhorar o ambiente de negócios e, consequentemente, a geração de emprego. A cidade ficou estagnada economicamente nos últimos anos, mas com força e coragem estamos mudando esse cenário”, afirmou.
Considerando dados do próprio INDSAT, em março de 2018, por exemplo, mais da metade dos moradores entrevistados reprovou a geração de empregos, ou seja, o setor estava com “baixo grau de satisfação” e foi considerado o “pior serviço da cidade”, segundo o órgão na época.