A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) lançou um programa de certificação das empresas que atuam no setor solar brasileiro. Nomeada “Qualidade ABSOLAR”, a iniciativa foi apresentada oficialmente na abertura da Intersolar South America 2022.
Conforme a entidade, o programa tem o propósito de promover a competitividade saudável a partir das melhores práticas empresariais e elevar os níveis de segurança, qualidade, desempenho e satisfação nos produtos e serviços entregues aos consumidores de energia elétrica.
A certificação terá adesão voluntária das empresas e será destinado às distribuidoras de equipamentos, fabricantes, instaladoras, integradoras, operadoras, projetistas e empresas que oferecem treinamento. Estima-se que o mercado fotovoltaico tenha cerca de 25 mil empresas no País.
A Absolar afirma ter estruturado o programa dentro do chamado mecanismo de designação, processo em que uma entidade reconhece a capacidade e autoriza terceiros competentes em certificação a realizarem análises e avaliações de qualidade e segurança.
O programa possui três níveis de adesão, que contemplam certificação para empresas que atendam aos requisitos básicos, intermediário e avançado. Para o nível básico, a empresa requerente deve fazer a adesão em até seis meses do início do programa.
No caso do intermediário, a adesão deve ser feita em até 12 meses e, no nível mais completo, a adesão pode ser feita a qualquer momento. O ciclo de certificação é de 36 meses e as empresas podem solicitar ingresso em qualquer um dos níveis previstos.
A Absolar vai disponibilizar ao mercado um site oficial do programa de certificação com todos os detalhamentos, incluindo o funcionamento, listagem de organismos designados e listagem atualizada de empresas certificadas, entre outros, além de manter o canal da Ouvidoria, que funciona desde 2019 para acolhimento e distribuição das tratativas de reclamações de empresas produtoras e consumidores.
O CEO da Absolar, Rodrigo Sauaia, avalia que com a certificação, as empresas ganham um grande diferencial de mercado. “A certificação demonstra solidez e qualidade, bem como eleva a confiança do cliente final, além de contar com a chancela e credibilidade da Absolar.”