São José dos Campos ganhará, hoje, um núcleo operacional do Peiex (Programa de Qualificação para Exportação), ligado ao Ministério da Indústria e Comércio e dirigido pela Fundação Vanzolini, a primeira das fundações da IJSP (Universidade de São Paulo).
O núcleo irá funcionar no Parque Tecnológico de São José dos Campos, no distrito de Eugênio de Melo.
A missão do programa é orientar empresas interessadas em exportar.
Ele oferece um diagnóstico gratuito com o objetivo de apresentar soluções para melhorar o produto e a produtividade necessária para competir no mercado externo.
Para tanto, segundo a Fundação Vanzolini, as empresas interessadas precisam solicitar uma visita da equipe técnica do núcleo operacional em São José.
“Será aberta uma ficha de inscrição e o empresário passa a receber toda a orientação sobre como a empresa poderá se beneficiar com a participação no projeto”, informou a Fundação, em nota.
Participação. Segundo a entidade, os empresários devem participar das visitas dos técnicos extensionistas do Peiex nas verificações de procedimentos e controles existentes em todas as áreas da empresa.
Precisa frequentar também os encontros de capacitação pai a melhoria de gestão de processos e produtos. Esse trabalho de extensão é gratuito, segundo a Fundação.