Últimas Notícias

Investe São Paulo apresenta potencial econômico paulista a empresários coreanos

O diretor da Investe São Paulo, Sérgio Costa, participou, nesta quinta-feira, 20 de outubro, do ciclo de palestras organizado pelo Consulado Geral da Coreia em São Paulo, na capital paulista. O encontro, denominado “2016 Parcerias Coreia-Brasil em Áreas Promissoras de Cooperação Econômica”, reuniu cerca de 100 pessoas para debater formas de expansão econômico-comercial entre os dois países e procurou estreitar a relação profissional entre os participantes.

A palestra da Investe São Paulo exibiu dados e informações para apresentar o potencial econômico do Estado aos empresários asiáticos. Entre os assuntos discutidos, estiveram o forte mercado consumidor paulista e os destaques das relações comerciais entre a Coreia do Sul e o estado de São Paulo, que hoje possui a maior comunidade coreana no Brasil.

“A Agência trabalha apoiando empresas de todas as nacionalidades a encontrarem em São Paulo áreas e regiões com potencial para receber novos investimentos, fazer novas bases e operações”, disse Sérgio, apoiado pela tradução simultânea. “Nos comprometemos para que empresas tenham acesso à rede de negócios e à mão de obra qualificada que provem, a cada dia, que São Paulo é o melhor estado para se investir”.

Sérgio observou que o estado de São Paulo representa 32% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, além de receber 41% de todo o investimento estrangeiro direto que vem para país. Atualmente, o Estado lidera o comércio bilateral com a Coreia do Sul, representando sozinho cerca de 35% de todo o comércio entre o Brasil e o país asiático.

A marca de automóveis Hyundai Motor Company foi uma das empresas sul-coreanas que se instalaram no estado, em Piracicaba. Com a ajuda da Investe São Paulo, a operação atingiu recorde mundial na história da Hyundai, com o menor tempo de instalação, desde a escolha da área até o início das atividades. “A Agência facilitou todas as etapas do investimento. É esse serviço que eu venho oferecer para as senhoras e os senhores hoje, seja para novos investimentos ou para a expansão da operação”, disse Sérgio.

Além da Investe São Paulo, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) discutiu o panorama nacional do setor e apresentou empresas como “Morana”, “My Sandwich” e “Nutty Bavarian”, cases de sucesso no cenário de Franchising. A iniciativa procurou tirar dúvidas sobre o universo de franquias em território brasileiro, considerada pelo Consulado Coreano um dos setores mais promissores da economia nacional.

Para o cônsul-geral do Consulado Geral da República da Coreia, Young Jong Hong, a relação entre os dois países é positiva. “Quando há envolvimento sinérgico, há um futuro promissor”, concluiu.