Representantes das prefeituras de cerca de 80 municípios paulistas participaram na tarde de ontem, 30 de abril, de uma extensa programação de palestras e treinamentos da Investe São Paulo para a atração de investimentos privados. A primeira edição do Encontro Investe São Paulo e municípios paulistas para competitividade reuniu cerca de 180 gestores e técnicos municipais para apresentar as ferramentas de apoio e as novas atribuições da agência de promoção de investimentos e exportações do Governo do Estado de São Paulo.
Sérgio Costa, diretor de Desenvolvimento de Negócios, Relações Institucionais e Promoção de Exportações da Investe SP, abriu o evento reforçando para as prefeituras a missão e o comprometimento da Agência com o desenvolvimento do Estado por meio da atração de investimentos e, mais recentemente, com a nova atribuição de incentivar as exportações paulistas.
“A Investe São Paulo trabalha para reduzir a burocracia no ambiente de negócios do Estado. Contem conosco para trabalhar como se fôssemos a extensão de suas equipes na atração de investimentos e incentivo às exportações, fazendo com que o investidor se sinta bem amparado e recebido no seu município. Usem nossa expertise em favor do seu município”, afirmou Costa.
Durante o encontro, foram apresentadas as funcionalidades e a importância da Área das Prefeituras, ferramenta de interação entre Investe São Paulo e municípios que passou recentemente por reformulações de layout e de plataforma de hospedagem para melhor atender os gestores municipais. Por meio desse portal, as prefeituras podem cadastrar terrenos e galpões disponíveis, disponibilizar diversos materiais do município de interesse dos investidores, tais como plano diretor, legislação ambiental e legislação tributária, além de solicitar atendimento da Agência e mapear investimentos e empresas instaladas nas cidades.
A programação contou ainda com apresentações de técnicos da Investe São Paulo que trataram do relacionamento institucional e da cooperação entre municípios e Agência, da assessoria ambiental e de infraestrutura oferecida aos investidores e como as prefeituras podem ajudar nessas tratativas e ainda de como ocorrem os anúncios de investimento para a imprensa e demais públicos de interesse da empresa e das gestões municipais.
Ao final do evento, Alexandre Petry, que é coordenador de investimentos da Gerência Executiva de Investimentos da Apex-Brasil, palestrou sobre a atração de investimentos e a promoção de exportações como motor do desenvolvimento econômico e social. Ele apontou os benefícios gerados pelo investimento externo direto no País, estados e municípios, tais como a geração de empregos e a transferência de tecnologia aplicada a produtos, processos e gestão, e elogiou a atuação da Investe São Paulo nesse setor:
“A Investe São Paulo tem uma atuação única no País em atração de investimentos. As prefeituras devem aproveitar essa grande expertise para o desenvolvimento econômico dos municípios”, comentou Petry.
O presidente da Investe São Paulo comemorou o sucesso do evento: “O evento mostrou a interação das prefeituras do Estado de São Paulo com a Investe SP. A repercussão foi muito positiva e já traz resultados que vão representar mais investimentos e empregos para São Paulo”, ressaltou Juan Quirós, lembrando também que essa é a orientação do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França.