Nos último dias, novas etapas foram anunciadas no processo de implantação da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Rio Claro, gerenciada pelo Centro Paula Souza, e que irá atender principalmente o setor industrial na formação de mão de obra.
A Fatec ocupará ampla área do terreno de 25.000m² cedido pela prefeitura, que está localizado na região do Jardim Nova Venezuela, na Avenida 13-NV com a Rua 5-NV, no loteamento Diário Ville.
O prefeito Du Atimari concedeu entrevista ao jornal Diário do Rio Claro para falar sobre o assunto.
Diário – Há muito se fala da possibilidade de Rio Claro ter uma Fatec. Por que isto ainda não aconteceu?
Du Altimari – Grandes projetos normalmente exigem um tempo maior para sai conclusão. Este sonho de Rio Claro é sim bastante antigo e envolve não só o Poder Público local, mas também o governo estadual. Tanto a prefeitura como a Câmara de Vereadores fizeram tudo o que o era preciso e dependia do município.
A prefeitura encontrou uma área capaz de receber o prédio da Fatec e fez a doação do imóvel ao governo estadual.
Diário – No ano que vem termina o atual governo municipal. O senhor acredita que a Fatec vai entrar em funcionamento ainda na sua gestão?
Du Altimari – O projeto agora já não depende mais do município. Há 15 dias, a Fupam (Fundação para pesquisa em Arquitetura e Ambiente) entregou o projeto executivo para o Centro Paula Souza, que nesta semana recebeu também a planilha financeira. Agora será feita uma análise para possíveis ajustes e o Governo Estadual já poderá, então, abrir licitação para contratar a empresa que fará a obra. Quanto antes a Fatec estiver em funcionamento, melhor para a cidade.
Diário – Qual o grau de importância da Fatec para Rio Claro?
Du Altimari – É importante destacar que no ano passado Rio Claro ganhou uma unidade do instituto Federal da Educação, numa parceria com o governo federal e a Unesp. Agora com a Fatec, novamente toda nossa região será beneficiada. O setor industrial de Rio Claro e região está em franco desenvolvimento e, cada vez mais, precisando de mão de obra qualificada. Além de atender esta demanda, a unidade da Fatec em Rio Claro também irá acelerar o processo de crescimento da região sul do município, que nos últimos anos tem ganhado vários empreendimentos, especialmente no setor habitacional.
Diário – Quanto o município vai investir para ter a Fatec?
Du Altimari – A estimativa do governo estadual, responsável pela obra, é que este empreendimento educacional tenha investimentos da ordem de R$27 milhões, aquecendo o comércio local e abrindo postos de trabalho para dezenas de profissionais. A geração de emprego também será verificada com a Fatec em funcionamento. O município terá ganhos com a Fatec.