Chamado de MASC – Centro Logístico de Recebimento e Sequenciamento de Materiais produtivos, a estrutura utiliza-se de um método de gerenciamento inovador para os padrões da indústria automobilística e tem como objetivo elevar a produtividade.
“A General Motors é líder no Estado de São Paulo, líder no varejo do Brasil e está entre as três maiores do mundo, completando seus 90 anos aqui no Brasil e aqui em São Paulo. Foi anunciado investimento de R$ 6,5 bilhões de reais no Brasil, os quais mais da metade, praticamente, ficará no Estado de São Paulo, grande parte deles aqui em São Caetano”, afirmou o governador durante a inauguração.
Alckmin também reforçou a importância de investimentos na região para suportar a demanda criada pela empresa. “Devemos nos preparar para aumentar a exportação, por isso já estão prontos o trevão da Anchieta e a ampliação da Cônego Domenico Rangoni, com acesso ao porto de Santos. A Tamoios duplicada até o Alto da Serra e o contorno de Caraguá, até dentro do porto de São Sebastião, estão em obras. Estamos nos preparando para uma retomada das exportações com a melhora do câmbio e podemos avançar mais”, finalizou.
O novo prédio ocupa uma área de 30.000 m² e tem cerca de 11 metros de altura. Movimentará diariamente cerca de 1,4 milhão de componentes, entre peças de acabamento, de tapeçaria e mecânicas destinadas ao abastecimento da linha de montagem local, que produz cinco dos onze modelos nacionais da marca, entre eles o Cruze, o Cobalt e o Spin.
O novo centro de armazenagem e abastecimento de componentes tem o dobro da capacidade de estocagem em relação ao anterior –para estocagem de 4.000 tipos de componentes – e possui ainda um sistema gerenciador de endereçamento de matérias muito mais eficiente.
Essa combinação de fatores faz do MASC de São Caetano do Sul o mais moderno do gênero na GM e servirá de molde para as futuras unidades da companhia no mundo. Foram investidos R$ 100 milhões na obra.
“Gerenciar o inventário de peças e suprir de maneira ininterrupta a linha é um dos processos-chaves na fabricação de um automóvel e refletem diretamente nos seus custos”, diz Santiago Chamorro, presidente da General Motors do Brasil.
“Um carro possui milhares de itens e cada um deles apresenta um fluxo de estoque distinto devido a mais diversas especificidades, como local de origem, periodicidade de reposição e até mesmo o tamanho do componente”, conta o executivo.
As obras duraram cerca de dois anos e foram realizadas sem que houvessem interrupções da produção na unidade durante o período.
O mais antigo complexo industrial da GM no Brasil já passou por diversas ampliações. Atualmente a capacidade produtiva é de aproximadamente um carro por minuto, mas começou a operar por volta dos anos 1930 montando alguns poucos furgões por semana e de forma quase artesanal, devido a tecnologia disponível à época.
Sustentabilidade
Tanto a demolição do antigo prédio como a construção do novo Centro Logístico de Recebimento e Sequenciamento de Materiais Produtivos da GM foi pautado pela sustentabilidade.
O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que é vinculado a à Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, deu todo o suporte à fase de desconstrução, possibilitando que entulho fosse reciclado e aproveitado na nova própria obra, reduzindo o impacto ambiental.
Além de possibilitar um fluxo de recebimento de mercadorias 40% mais rápido, o MASC chega com um layout bastante dinâmico. Isso resultará em uma melhor organização do fluxo das entregas e a tendência é que o trânsito de caminhões de fornecedores seja otimizado na região em 20%.
Outro ponto interessante a ser destacado é a previsão de redução no consumo de energia do novo prédio: 60%. Esta queda deve-se a utilização de tecnologias, como a de paredes translúcidas térmicas, que deixam a luz natural entrar sem deixar que haja um aumento da temperatura interna.
Sobre a Chevrolet e a GM
Fundada em 1911, em Detroit, a Chevrolet é uma das maiores marcas de veículos do mundo, com negócios em mais de 140 países e vendas anuais de mais de 4,9 milhões de veículos. A Chevrolet oferece aos clientes veículos eficientes e com ótimo desempenho, design diferenciado e de alta qualidade.
No Brasil a GM fabrica e comercializa veículos com a marca Chevrolet há 89 anos. Em 2014 a Chevrolet vendeu no país 578.983 veículos. A companhia tem três Complexos Industriais que produzem veículos em São Caetano do Sul e em São José dos Campos, ambos em São Paulo, além de Gravataí (RS). Conta ainda com unidades em Joinville (produção de motores e cabeçotes de alumínio), Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados), Sorocaba (Centro Logístico Chevrolet) e Indaiatuba (Campo de Provas), todas em SP, além de um Centro Tecnológico, em São Caetano do Sul (SP), com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos. A subsidiária brasileira é um dos cinco centros mundiais na criação e desenvolvimento de veículos.