Últimas Notícias

Desenvolvimento aeroportuário é tema de debate com a Investe SP

O presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, participou nesta quinta-feira, 19 de setembro, de um dos painéis do 4º Seminário de Infraestrutura Aeroportuária da América Latina. O evento, organizado pela Sators, é realizado em conjunto com a Airport Infra Expo & Aviation Infra Expo até sexta-feira, no Expo Center Norte, reunindo empresários e profissionais do setor aeroportuário para discutir e propor soluções e ideias sobre o assunto.

Almeida fez parte de um painel dentro da plenária “Aeroporto Cidade-Aviação e Desenvolvimento Econômico”, cujo tema era: “Protagonismo do Estado ou município com relação aos aeroportos de suas cidades. Como envolver a comunidade e discutir as vantagens do aeroporto?”

“Aeroportos são sempre indutores de empregos, desenvolvimento e bem-estar social, mesmo quando o cenário econômico não é o mais favorável”, disse Almeida durante o debate. “Temos hoje uma demanda reprimida neste setor e existe a oportunidade de transformarmos isso em um vetor de crescimento”.

Ele também ressaltou a importância do Estado de São Paulo como hub  da América Latina. “Hoje São Paulo concentra mais de 50% da carga transportada nos aeroportos operados pela Infraero no País, além de 30% dos passageiros e de 26% dos pousos e decolagens. Isso é um dos principais fatores que faz com que a capital paulista concentre as sedes das multinacionais e seja o polo econômico-financeiro do Brasil”, explicou.

O executivo lembrou ainda que o setor aeroespacial e de defesa é estratégico para a Investe São Paulo, principalmente pelo valor que agrega à economia e os empregos qualificados que são gerados por essa indústria. A carteira de projetos desse segmento na agência tem potencial para gerar R$ 1,4 bilhão em investimentos e 10 mil empregos.

A plenária foi aberta com uma apresentação de Marco Barbosa, da L3 Communications, que apresentou os produtos de defesa aeroportuária oferecidos pela empresa. Em seguida, o presidente da Urban Systems, Thomaz Eduardo Barbosa, apresentou o projeto Aeroporto Cidade.

O projeto foi realizado a pedido da prefeitura de Campinas. O objetivo é criar um sistema em que o aeroporto de Viracopos possa desenvolver-se de forma integrada à região metropolitana da cidade.

“Precisamos somar esforços de prefeituras, empresas e concessionárias e parar de pensar em termos de patrimônio e propriedade. Precisamos pensar em termos econômicos e de conectividade, desenvolvendo clusters  e integrando o sistema logístico da região com o Estado de São Paulo e o País”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Social e Turismo de Campinas, Samuel Rosilho, também falou sobre os projetos da prefeitura para o desenvolvimento de Viracopos e seu entorno:  “Temos o privilégio de participar desse momento  histórico que é o pleno desenvolvimento de um aeroporto deste porte. Mas também temos também uma grande responsabilidade, que é trabalhar um projeto de longo prazo para a integração deste aeroporto com a comunidade”.

O diretor comercial da Viracopos, Aluísio Margarido, também participou do painel.

Sobre a Airport Infra Expo & Aviation Expo

Airport Infra Expo & Aviation Expo tem a missão de catalisar o desenvolvimento do setor aeroportuário e de aviação comercial na América Latina, reunindo seus diversos segmentos e proporcionando a expositores e compradores uma oportunidade para o intercâmbio de conhecimento e informações, bem como significativos contatos comerciais. Em sua 4ª edição, consolida-se na mais expressiva referência para o mercado.

Em 2014, a feira conta com uma área de 5000 m² para exposição, onde reúnem-se líderes mundiais de mercado, comprometidos com o crescimento da infraestrutura aeroportuária e aviação comercial da América Latina, em especial a brasileira.