Últimas Notícias

Viracopos atrai 250 empresas em concorrências

Cerca de 250 empresas irão brigar para explorar os 65 pontos comerciais do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

O prazo de inscrição para as companhias que queriam operar lojas e restaurantes no local foi encerrado na última sexta-feira.

Do total de interessados, há cinco grandes grupos estrangeiros que detêm diversas marcas –inclusive brasileiras. Um deles requereu aproximadamente 85% da área total dos café e restaurantes, segundo Aluízio Margarido, diretor do aeroporto.

"A procura foi maior por esses espaços. Só 45% das empresas se inscreveram para operar as lojas", afirma.

A expectativa da Aeroportos Brasil Viracopos, concessionária formada pela Infraero e pelo consórcio criado pelas empresas Triunfo Participações, UTC Engenharia e Egis, é que 15% da receita do empreendimento seja gerada pelos pontos comerciais.

Do restante do faturamento, 60% devem ser de cargas e 15%, de tarifas aeroportuárias, segundo Margarido.

A concessionará deverá analisar quais empresas candidatas obedecem aos critérios de seleção para, em seguida, pedir que elas façam as ofertas de valores.

O cronograma prevê que os contratos sejam assinados entre julho e agosto. As companhias devem começar a operar em maio de 2014, quando as obras do terminal forem concluídas. A construção está demandando R$ 2 bilhões em investimentos.

A nova área do aeroporto de Campinas terá capacidade para atender 14 milhões de passageiros por ano.