Entre os principais investimentos da Prefeitura para aumentar as oportunidades de qualificação profissional, uma parceria da administração municipal com o Governo do Estado transformará Sorocaba na primeira cidade do interior de São Paulo a contar com três Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). A unidade se localizará no bairro Parada do Alto e as obras para sua instalação estão na fase final, com a expectativa de estarem concluídas até o final deste mês.
A nova Etec vai oferecer cerca de 800 vagas para os cursos de Automação Industrial, Autotrônica, Instrumentação e Equipamentos Industriais e Manutenção Automotiva. Mantida pelo Centro Paula Souza, a escolha dos cursos foi em razão das características das indústrias instaladas em Sorocaba, que devem se intensificar agora com o funcionamento do Parque Tecnológico e atração de novos investimentos, como a Toyota e as empresas sistemistas, por exemplo.
A Etec funcionará no prédio da antiga EE "Profª Josefa Rodrigues Fernandes", que está sendo completamente reformado e adaptado pela Prefeitura de Sorocaba. O espaço terá total acessibilidade (incluindo um elevador).
A terceira Etec de Sorocaba terá seis salas de aula e Comandos Elétricos; Eletrônica Analógica e Potenciais; e 12 laboratórios: Comando Lógico Programado (CLP) e Redes Industriais; Máquinas Controle de Instrumentações e Sinais; Eletricidade; Célula Robotizada; Ciências; Instrumentação Pneumática; Instrumentação Analítica; Instrumentação Protocolo Hart; e dois de Informática; biblioteca; dependências administrativas e de apoio.
MAIS DE 6 MIL VAGAS – As parcerias da Prefeitura de Sorocaba com o Governo do Estado ampliarão de 2.300 para mais de 6 mil as vagas dos cursos de Ensino Técnico e Tecnológico na cidade. Além da terceira Etec, o Estado já havia ampliado as vagas e criado novos cursos profissionalizantes nas Etecs "Fernando Prestes" e "Rubens de Faria e Souza", e a ampliação do campus local da Faculdade de Tecnologia (Fatec).
Na ocasião do início das obras da terceira Etec, o prefeito Vitor Lippi destacou a ampliação das vagas dos cursos técnicos, tecnológicos e profissionalizantes no município, como importantes para o novo momento que o Parque Tecnológico representará para a economia de Sorocaba e região."Os jovens terão mais oportunidades para a qualificação profissional e emprego, acompanhando o desenvolvimento econômico da cidade. Os novos cursos serão alinhados com a demanda das indústrias que estão chegando à cidade, como a Toyota e outras", disse na época.
Em outra parceria, o Governo do Estado deve iniciar em breve o programa de qualificação 'Via Rápida do Emprego', que são cursos profissionalizantes de curta duração, realizados a partir de um modelo semelhante ao desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba na Universidade do Trabalhador e do Empreendedor (Unite).
A propósito, a Prefeitura também constrói uma terceira Unite na Vila Barão, que, somada às unidades Éden e Seminário, deve aumentar de 6 mil para 20 mil o número de alunos formados por ano em cursos rápidos de qualificação profissional. Em breve, Sorocaba também contará com uma segunda escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).